“Loas de Maracatu de Baque Solto” em turma de alfabetização: inserção de produtores do gênero da tradição oral no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4625Palabras clave:
Loa de Maracatu de Baque Solto, Saberes populares, Educação de Jovens, Adultos e Idosos.Resumen
Neste trabalho, tratamos a respeito de uma vivência com produtores(as) do gênero textual “Loa de maracatu de baque solto”, no contexto da alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas (EJAI), no âmbito de uma escola pública localizada na Zona da Mata de Pernambuco/Brasil. Como opção metodológica, realizamos rodas de conversa com um grupo de produtores(as) de loas, junto a alunos(as) pertencentes a uma turma de alfabetização de EJAI. Para analisar os dados coletados a partir da áudio-gravação, empregamos o prisma qualitativo no tratamento das informações (MINAYO, 2012). No campo teórico, dialogamos com Schneuwly e Dolz (2004), Mendonça (2007), Marcuschi (2008), Bakhtin (2011), Araújo (2011), Veloso e Basílio (2008), Amorim (2012) e Freire (1987; 2014), com vistas a refletir sobre o gênero e a valorização dos saberes populares. Os resultados evidenciam a importância de um trabalho que leve em consideração a voz do(a) seu produtor(a), sua história de vida e seus saberes. Esse conjunto de experiências, conforme pudemos observar no contexto do trabalho realizado na sala de aula da referida modalidade de educação, reflete diretamente na construção do gênero textual loas de maracatu.
Palavras-chave: Loa de Maracatu de Baque Solto. Saberes populares. Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
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