Para além das fronteiras: ensinar e aprender teatro na educação de jovens e adultos

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4640

Palabras clave:

Ensino de Teatro, Educação de Jovens e Adultos, Educação Estética.

Resumen

Ensinar e aprender teatro ainda é uma realidade muito distante de estudantes jovens e adultos, tanto na escola, quanto em outros contextos socioculturais. Este artigo objetiva apresentar reflexões teóricas e metodológicas sobre o ensino do teatro no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas interfaces formativas do ponto de vista teórico da educação estética, valorizando outras formas de conhecimento e produção de sentidos no processo educativo. Para tanto, o texto amparou-se na pesquisa de doutorado, já finalizada intitulada: Caminhos trilhados em versos: Teatro, Cordel e Educação de Jovens e Adultos, buscando articular reflexões atuais acerca dos processos de ensinar e aprender Teatro. A investigação articula correntes teóricas de cunho libertador e humanístico, ancoradas em estudos produzidos por Paulo Freire, Istvan Mészarós, Suzana Viganó, Flávio Desgranges, dentre outros, embasando a metodologia de cunho crítico e de natureza participante no campo da Educação Estética, do Teatro e de Educação de Jovens e Adultos. Como resultados, o texto integra a concepção da escola como espaço profícuo de trocas e de valorização do estudante da EJA, a relevância das experiências na cena e no jogo teatral, bem como as reverberações nas histórias social dos sujeitos.

Biografía del autor/a

Cilene Nascimento Canda, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Pedagoga, com mestrado em educação e doutorado em artes cênicas pela UFBA. É poeta, atriz, ilustradora e arte-educadora. Atuou como professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e ministrou diversos cursos e oficinas nas áreas de educação, poesia e teatro. É pesquisadora da área de educação, Educação de Jovens e Adultos, Teatro do Oprimido e artes cênicas, possuindo artigos publicados em revistas especializadas e eventos acadêmicos nacionais e internacionais.  Atualmente, é coordenadora do Projeto de Extensão Balaio de sensibilidades (FACED/UFBA) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ludicidade (GEPEL).

carla meira pires de carvalho, Faculdade de Educação da Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Teatro (UFBA-BA), mestrado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade-PPGEDUC (UNEB-BAHIA), doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE- (FACED-UFBA). Atualmente integra dois grupos de pesquisa: GELING- Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem- UFBA e CARPA- Contemporaneidade em Artes e Pesquisas Articuladas. É autora do livro que discute as a inserção do Teatro no currículo da Educação de Jovens e Adultos, intitulado: Professora, no teatro pode rir? Vitória da Conquista, Edições UESB, 2013. Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Pedagogia campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando como membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e como coordenadora e vice-coordenadora da área de Artes no biênio 2016-2018. Desde o ano de 2017 até o presente momento atua como professora colaboradora na Assessoria de Cultura e Artes (ASCULT) da UNEB, desenvolvendo o papel de Assistente Pedagógica do curso de Licenciatura em Música na modalidade semipresencial. Coordena o projeto de Extensão: Memórias em Cena: Teatro e Narrativas de Vida na Universidade Aberta à Terceira Idade- UATI/UNEB.

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Publicado

2021-11-02

Cómo citar

Canda, C. N., & de carvalho, carla meira pires. (2021). Para além das fronteiras: ensinar e aprender teatro na educação de jovens e adultos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(35), 138–161. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4640