Interdependência entre os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento humano

Visualizações: 1010

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4657

Palabras clave:

Apropriação. Trabalho Coletivo. Interação.

Resumen

Este artigo trata da interdependência entre os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento humano. O estudo objetivou investigar elementos presentes em uma proposta de ensino organizada na modalidade Situação de Estudo (SE), que se mostraram desencadeadores de aprendizagens para professores e estudantes, e analisou a interdependência entre o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano, tomando como referência autores da perspectiva histórico-cultural que defendem que o ser humano se desenvolve à medida que se apropria das objetivações humanas, tendo a escola a possibilidade de redimensionar esse percurso. A pesquisa, de natureza qualitativa, tipo pesquisa-ação, foi desenvolvida no contexto de um processo de reestruturação curricular, modalidade SE, e envolveu professores de uma universidade comunitária e professores e estudantes do Ensino Médio. Os dados foram produzidos mediante gravações em áudio dos encontros de estudo e planejamento realizados quinzenalmente, e de respostas de questionário aplicado a estudantes e entrevista com professores. Resultados apontam para a necessidade de o professor empoderar-se de conhecimentos acerca do desenvolvimento humano como modo de qualificar sua práxis. Concluímos que professores e estudantes não têm muita clareza sobre quais conhecimentos precisam ser ensinados, tampouco sobre as implicações do ensino e da aprendizagem no percurso do desenvolvimento humano.

Biografía del autor/a

Marli Dallagnol Frison, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí. PhD pela UNESP/Araraquara. Doutora em Educação pela UFRGS. Mestre em Educação pela UNIJUÍ. E-mail: marlif@unijui.edu.br

Tamini Wyzykowski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestre (2017) e Doutoranda em Educação nas Ciências, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (2014), pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). E-mail: tamini.wyzykowski@gmail.com

Citas

BOGOYAVLENSKY, D. N.; MENCHINSKAYA, N. A. Relação entre aprendizagem e desenvolvimento psicointelectual da criança em idade escolar. In: LEONTIEV, A.; LÚRIA, A. R.; VIGOTSKI, L. S. (org.). Psicologia e Pedagogia: Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Centauro, 2005. p. 63-86.

CARR, W.; KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Rocca, 1988.

CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DUARTE, N. A individualidade Para-Si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados, 2013.

EIDT, N. M.; DUARTE, N. Contribuições da teoria da atividade para o debate sobre a natureza da atividade de ensino escolar. Psicologia da Educação, n. 24, p. 51-72, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n24/v24a05.pdf. Acesso em: 3 mar. 2020.

ELLIOTT, J. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. Tradução E. M. A. Pereira. In: GERALDI, C. M.; FIORETII, D.; PEREIRA, E. M. (org.). Cartografia do trabalho docente – professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998.

FIORENTINI, D. et al. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia et al. (org.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil-ALB, 2000.

FRISON, M. D. A produção de saberes docentes articulada à formação inicial de professores de Química: implicações teórico-práticas na escola de nível médio. 2012. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo humano. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

LEONTIEV, A. N. Os princípios do desenvolvimento mental e o problema do atraso mental. In: LEONTIEV, A. N.; LÚRIA, A. R.; VIGOTSKI, L. S. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Tradução Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2005.

LURIA, A. R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo: Ícone, 1990.

MALDANER, O.; ZANON, L. B. Situação de Estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. In: Espaços da Escola, Ijuí: Ed. Unijuí, n. 41, p. 45-60, jul./set. 2001.

MARTINS, L. M. Fundamentos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. In: PAGNONCELLI, C.; MALANCHEN, J. MATOS, N. da S. D. de (org.). O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2017.

MARTINS, L. M.; ARCE, A. A educação infantil e o Ensino Fundamental de 9 anos. In: MARTINS, L. M.; ARCE, A. (org.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil?: em defesa do ato de ensinar. Campinas: Alínea, 2007. p. 37-62.

MARSIGLIA, A. C. G. Relações entre o desenvolvimento infantil e o planejamento de ensino. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Ed. UNESP, São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 99-119.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciências e Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MORAES, R.; RAMOS, M. G.; GALIAZZI, M. C. A epistemologia do aprender no educar pela pesquisa em Ciências. In: MORAES, R.; MANCUSO, R. (org.). Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. p. 85-108.

NOGUEIRA, A. L. H. Propostas pedagógicas como instrumentos técnicos-semióticos: desenvolvimento cultural e construção da atividade docente. In: NOGUEIRA, A. L. H.; SMOLKA, A. L. B. (org.). Estudos na perspectiva de Vigotski: gênese e emergência das funções psicológicas. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

REGO, T. C. R. A origem da singularidade humana na visão dos educadores. In: Cadernos Cedes, n. 35, p. 96-113, jul. 2000.

SFORNI, M. S. de F. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: JM Editora, 2004.

SMOLKA. A. L. B. Esboço de uma perspectiva teórico-metodológica no estudo de processos de construção de conhecimento. In: GÓES. M. C. R.; SMOLKA, A. L. B. (org.). A significação nos espaços educacionais: integração social e subjetivação. São Paulo: Papirus, 1997.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

SIRGADO, A. P. Natureza e cultura: as funções naturais na constituição cultural do homem. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Estudos na perspectiva de Vigotski: gênese e emergência das funções psicológicas. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. p. 71-98.

SIRGADO, A. P. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 71, julho/00. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a03v2171.pdf. Acesso em: 4 de jan. 2020.

STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Morata, 1984.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VIGOTSKI, L. S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LÚRIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (org.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 14. ed. São Paulo: Ícone, 2016. p. 103-117.

Publicado

2021-06-18

Cómo citar

Frison, M. D., & Wyzykowski, T. (2021). Interdependência entre os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento humano. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 238–264. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4657