Formação do professor alfabetizador no curso normal/RJ: contribuições para reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita

Visualizações: 505

Autores/as

  • Maria Isabel Alves de Oliveira Valle Colégio Pedro II

Palabras clave:

formação de professores, Alfabetização, Legislação.

Resumen

O presente artigo tem como foco analisar a formação inicial do alfabetizador no Curso Normal, em nível Médio, na Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. A pesquisa tem como objetivos apresentar a legislação brasileira vigente que garante a permanência do Curso Normal; apresentar um levantamento das pesquisas acadêmicas dos últimos cinco anos que abordam a formação do alfabetizador; analisar a organização curricular do Curso Normal quanto aos aspectos que orientam a formação do alfabetizador; e descrever o Laboratório Pedagógico de Linguagens e Alfabetizações. Foram aplicados os métodos de análise documental, levantamento de dados e relato de experiência. Os resultados obtidos foram a constituição do panorama legal da formação do alfabetizador e a vivência com alunos do Curso Normal que aponta uma mudança no olhar destes sobre a alfabetização dos indivíduos. Foram utilizados como referenciais teóricos Nóvoa (2013), Saviani (2003), Tardif (2001), Freire (1977, 2011) e Soares (2004).

 

Palavras-chave: formação de professores. Alfabetização. Legislação.

Biografía del autor/a

Maria Isabel Alves de Oliveira Valle, Colégio Pedro II

Mestrado em andamento no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, no Colégio Pedro II. Atualmente é professora docente I - Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - Rio de Janeiro, das Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal, e professora II da Prefeitura da cidade de Nova Iguaçu, atuando como Orientadora Pedagógica.

Publicado

2014-08-18

Cómo citar

Valle, M. I. A. de O. (2014). Formação do professor alfabetizador no curso normal/RJ: contribuições para reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(14), 235–249. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/468

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.