Perfil identitário dos estudantes que concluem o ensino médio integrado e suas relações com o êxito

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Autores

  • Marcilene Dias Bruno de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
  • Gene Maria Vieira Lyra-Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4733

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Permanência e êxito escolar, Perfil do estudante, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este trabalho analisou as características comuns entre os estudantes concluintes da educação técnica de nível médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás a fim de estabelecer suas relações com a permanência e êxito. Para conhecer o perfil do aluno exitoso foi adotado o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Para o levantamento dos dados, utilizou-se como instrumento um questionário semiestruturado eletrônico, aplicado a 49 alunos concluintes, em 2017, nas três séries dos cursos ofertados (Edificações, Informática e Química). Após a aplicação do questionário, os dados obtidos foram tabulados e submetidos a uma análise estatística descritiva. Sobre o perfil, os resultados apontaram que o estudante concluinte do EMI: I – não apresenta distorção idade/série; II – ingressou no IFG pelo sistema universal de seleção; III – possui uma boa afinidade com a área técnica do curso; IV – não manifestou a intenção de abandonar o curso e V – reside na mesma cidade em que estuda. Conhecer as características do aluno que permanece e os principais motivos que contribuem para esta decisão pode auxiliar nas estratégias envidadas para que o êxito seja a realidade dos estudantes que ingressam nas instituições de ensino.

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Publicado

18-06-2021

Como Citar

Dias Bruno de Almeida, M., & Vieira Lyra-Silva, G. M. (2021). Perfil identitário dos estudantes que concluem o ensino médio integrado e suas relações com o êxito. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 319–341. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4733