Indicadores de formação e trabalho dos professores no Brasil: uma análise do perfil revelado pelo censo escolar de 2018
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4761Palabras clave:
Perfil do docente, Censo escolar, Problemática do magistérioResumen
O texto apresenta uma discussão sobre o perfil dos professores brasileiros da educação básica, a partir da análise de quatro indicadores utilizados pelo censo escolar do ano de 2018, são eles: formação universitária; formação e adequação ao componente curricular que leciona; nível de esforço no desempenho das atividades profissionais; e regularidade de atuação na escola. O objetivo é mostrar que não é possível apresentar um perfil geral dos professores com base na média dos dados nacionais uma vez que, dessa forma, podemos desconsiderar as realidades do Brasil e ignorar parcela significativa desses profissionais. Os dados estão no Censo Escolar do ano de 2018, disponíveis no site do Inep. Metodologicamente, trata-se de uma análise comparativa dos dados em relação às regiões do país. Ao examinar os dados, percebemos que os percentuais de cada um dos indicadores sobre os professores podem ser muito diferentes de uma região para outra do país ou de um estado para outro. Isso alerta para o fato de que ao caracterizar os professores, quanto à sua formação e condições de trabalho, é importante considerar a ideia de perfis.
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