Psicopedagogia na construção da escrita
Visualizações: 1100Palabras clave:
Educação. Psicopedagogia. Construção da escrita. Formação docente.Resumen
Este texto propõe uma reflexão sobre o papel da psicopedagogia na construção da língua escrita no processo de aprendizagem da criança. Para isso, fez-se pesquisa bibliográfica e discussão de literaturas que versam sobre o processo de aquisição da língua escrita e a importância da psicopedagogia na relação estabelecida com os docentes. Ao destacar-se que a intervenção do educador requer a sensibilidade e a parceria com o campo psicopedagógico, propõe-se o sistema de bidocência, de modo que o campo da educação e o da psicologia possam dialogar e contribuir para a individualização dos processos de aprendizagem, tendo em vista as dificuldades, capacidades e necessidades de cada sujeito aprendiz do ambiente escolar. Além disso, salienta-se a importância de uma formação docente qualificada, estabelecendo-se um elo de cumplicidade entre os envolvidos no processo educacional, de modo a se garantir a aprendizagem efetiva da língua escrita por todas as crianças.
Palavras-chave: Educação. Psicopedagogia. Construção da escrita. Formação docente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.