Vulnerabilidades à saúde de adolescentes na percepção de professores do ensino fundamental, de contagem, Minas Gerais
Visualizações: 570Palabras clave:
Adolescente. Vulnerabilidade. Professor. Saúde na EscolaResumen
Este estudo teve como objetivo analisar as percepções de professores do ensino fundamental sobre as situações de vulnerabilidade à saúde do adolescente escolar de Contagem, MG. Participaram do estudo 54 professores que responderam a um questionário sobre as vulnerabilidades e as ações desenvolvidas na escola relacionadas à adolescência. Os dados foram analisados segundo os pressupostos de Bardin para análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que exposição/utilização de drogas, hábitos alimentares inadequados, dificuldades no acesso em saúde, sexo precoce e sem proteção figuraram como as principais situações de vulnerabilidades na percepção dos professores investigados. Os relatos apontaram que essas vulnerabilidades são abordadas nas escolas com ações pontuais e informativas. Concluiu-se que as ações públicas de proteção e atenção à saúde do adolescente escolar precisam ser intensificadas através do Programa Saúde na Escola e de parecerias com outros setores públicos, bem como pela capacitação dos professores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.