Uma reflexão sobre o currículo em espaços formais e não formais de ensino nas trilhas do multiculturalismo presente no Ciclo do Marabaixo

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4837

Palabras clave:

Currículo, Ensino, Poder, Multiculturalismo, Ciclo do Marabaixo

Resumen

O presente artigo promove uma reflexão a respeito do currículo e as relações dos saberes multiculturais presentes no Ciclo do Marabaixo, e a prática desses conhecimentos em espaços formais e não formais de ensino. Os estudos são pautados em Candau (2010, 2012), Munanga (2005), Jacobucci (2008), Hall (2014, 2015), Silva (1999, 2014), Moreira (1999) Lopes e Macedo (2011), entre outros. A pesquisa enquadra-se como etnográfica, conforme especifica André (2012) e tem caráter qualitativo, descritivo e documental, de acordo com Goldenberg (2004), considerando a análise descritiva como suporte teórico para a análise dos dados, e as seguintes técnicas de coleta de dados: observação participante, entrevista semiestruturada e diário de campo. Os participantes foram: alunos do ensino médio de uma instituição pública federal do estado do Amapá; professores de história, artes, sociologia; e membros da Associação Cultural Berço das Tradições Amapaenses - Marabaixo da Favela: Barracão Tia Gertrudes. Os estudos apontaram que o currículo é um dispositivo de poder, em que saberes, identidades e culturas são incluídas ou excluídas do processo educacional em espaços formais de ensino. Outro aspecto revelado foi a potência e a importância dos espaços não formais de ensino, como as associações culturais, no que diz respeito à conscientização e à valorização dos saberes multiculturais presentes na cultura popular, em especial o Ciclo do Marabaixo que acontece no Estado do Amapá.

Biografía del autor/a

Claudia Patrícia Nunes Almeida, Instituto Federal do Amapá

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2003). Atualmente é professora de língua portuguesa do Instituto Federal do Amapá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LINGUA PORTUGUESA, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, ensino, metologia ativa, aprendizagem e literatura.

Miriam Inês Marchi, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Atua, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino e Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino

Marcelo Maximo Purificação, Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior - FIMES/UNIFIMES

Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal (FPCE/UC-Portugal-2014/2016) e, em Formação de Professores, Identidade e Gênero pelo Instituto Politécnico da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC - Portugal -2017/2020). Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás-2010/2014). Atualmente é doutorando em Ensino pela UNIVATES/2018 (com objeto de tese na área da Educação Matemática) e em Educação pela ULBRA/2020 (com objeto de tese na área de Currículo, Cultura e Identidade). Possui Mestrado Profissional em Teologia: Educação Comunitária Infância e Juventude (FEST/UFRGS-2007/2008) e Mestrado Acadêmico em Ciências Educacionais pela (UEP - 2007-2009). A nível de graduação tem formação multidisciplinar (1993-2011) com Licenciatura em Matemática (UEG), Pedagogia (ICSH/UFG), Filosofia (FBB/UNIT) e Bacharelado em Teologia pela (FATEBOV). É Professor Titular da Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (FIMES/UNIFIMES desde 2014) no regime estatutário/parcial e da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUCE- desde 1999). Atua ainda, como Docente Permanente nos seguintes Programas: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da FACMAIS - Faculdade de Inhumas - Linha 2: Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos; Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Fundação Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS, Linha 1 - Currículo, Formação Docente e Diversidade (Cooperação técnica nº 1038/2019. Publicado no D. O. nº 10038 de 28/11/2019) e do MPIES - Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (Colaboração Técnica, sem vínculo empregatício), na Linha 2 - Novas Formas de Subjetivação e Organização Comunitária. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Processos Educativos, Currículo e Diversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino; Formação de Professores; Políticas Educacionais; Uso das tecnologias da informação e comunicação -TIC - na Educação; Religiosidade; Violência Escolar e Cultura de Paz. Nos dias que correm, interessa-me pesquisa nas temáticas: Educação, Formação de Professores, Cultura, Identidade e Tecnologias. Coordenador do Grupo de Pesquisa (NEPEM/UNIFIMES-CNPq); Colíder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento no interior do Amazonas (do IFAM). Membro do Comitê Científico da Revista Brasil Publishinh. Membro da Comissão Editorial da Revista Científica em Educação (FacMais); Parecerista da Revista Fragmento de Cultura da PUC - Goiás e do Guia do Estudante da editora Abril desde 2010. Cadastrado no ORCID (Open Researcher and Contributor ID) https://orcid.org/0000-0002-4788-016X. E no ResearchGate (researchgate.net/scientific-contributions) 2119039154_Marcelo_Maximo_Purificacao.

 

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Publicado

2022-08-30

Cómo citar

Almeida, C. P. N., Marchi, M. I., & Purificação, M. M. (2022). Uma reflexão sobre o currículo em espaços formais e não formais de ensino nas trilhas do multiculturalismo presente no Ciclo do Marabaixo. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4837