Reflexos da gestão escolar na prática pedagógica do professor de ensino religioso

Visualizações: 717

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4875

Palabras clave:

Gestão Escolar, Práxis, Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado, Projeto político pedagógico

Resumen

Quando relacionada à gestão, a prática pedagógica apresenta-se como uma das formas de materialização do currículo escolar, informando dilemas, contradições, desafios e problemáticas, razão por que se trata de um campo fértil para a construção de novos conhecimentos e de novos saberes. Assim, esta pesquisa qualitativa se utilizou da coleta de dados por meio de grupos focais e teve como objetivo analisar a relação da prática pedagógica com a gestão escolar a partir da inserção dos sujeitos no campo do estágio, no ano de 2018, em escolas de educação básica das redes estadual e municipal, situadas no município de Belém - PA. A discussão com os estudantes-estagiários permitiu-nos inferir que a atividade docente na área do Ensino Religioso poderá contribuir para a construção da práxis pedagógica por meio de múltiplas relações que são estabelecidas na escola e perpassam pelo cotidiano da sala de aula. Assim, foram evidenciados aspectos diretamente relacionados à práxis, uma vez que os interlocutores da pesquisa argumentaram no sentido de que o professor precisa assumir uma postura crítico-reflexiva a respeito da gestão da escola, numa perspectiva dialógica, que possibilite compreender seu rebatimento sobre a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula.

Biografía del autor/a

Francisco Willams Campos Lima, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), professor efetivo da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA, líder do grupo de pesquisas e estudos sobre o Ensino Religioso na Amazônia (GEPERA)

Antonio Sousa Alves, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Professor da Uemasul. Técnico em assuntos educacionais da UFMA. Doutor em Educação e líder do Núcleo de Estudos em Estado, Políticas Públicas Educacionais e Democracia (NEPED)

 

Albiane Oliveira Gomes, Universidade estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Educação. Professora efetiva da Universidade estadual do Maranhão e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQe)

Citas

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 28. ed. Campinas: Papirus, 2011.

FLEURI, Reinaldo Matias. Interculturalidade, educação e desafios contemporâneos: diversidade religiosa, decolonialidade e construção da cidadania. In: POZZER, Adecir et al. (Org.). Ensino Religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015. p. 35-51.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

MILLWARD, Lynne. J. Grupos Focais. In: BREAKWELL, Glynis M. (Org.) Métodos de pesquisa em psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 280-301.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Publicado

2021-06-18

Cómo citar

Lima, F. W. C., Alves, A. S., & Gomes, A. O. (2021). Reflexos da gestão escolar na prática pedagógica do professor de ensino religioso. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 386–407. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4875