Quilombo e memória: o projeto Identidade Cultural na escola David Miranda em Santana-AP

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4888

Palabras clave:

Comunidade São José do Matapi, Quilombo, Identidade cultural, Memória, Amapá

Resumen

O projeto pedagógico intitulado “Identidade Cultural” desenvolvido na Escola Estadual Prof. David Miranda em Santana-AP, bem como o seu impacto para o fortalecimento do diálogo entre escola e a comunidade de remanescentes de quilombola São José do Matapi, no que concerne à identidade da comunidade é o foco desse artigo, que buscou no estudo de caso do tipo etnográfico, aliado à análise documental e entrevista semiestruturada com os atores sociais envolvidos, não só uma reconstituição histórica das atividades pedagógicas no processo de escolarização, mas apresentar os novos e importantes significados atribuídos à identidade quilombola, a partir do referido projeto. Deste modo, o multiculturalismo tornou-se uma base para a reflexão deste trabalho, pois na contemporaneidade diversos conceitos e valores estão sendo ressignificados em busca de novas possibilidades aos ultrapassados meios de compreensão de mundo, e o “outro” assume o protagonismo enquanto ser sociocultural e agente de transformação de sua própria realidade. Assim o projeto “Identidade Cultural” se destacou ao proporcionar ações pedagógicas inovadores de caráter instituintes, tornando-se um contraponto à tradição epistemológica eurocêntrica de produção do conhecimento no processo de escolarização básica, capaz de fortalecendo a história e a memória coletiva desta comunidade em sua luta por reconhecimento na contemporaneidade.

Biografía del autor/a

Silvaney Rubens Alves de Souza, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Especialista em História e Historiografia da Amazônia pela Universidade Federal do Amapá. Professor de História da rede pública estadual de ensino do estado do Amapá. Contato: silvaney.rubens@gmail.com

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pedagogo, Matemático e Teólogo. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais cadastrado no CNPq. Atualmente é professor permanente no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP).Email: elivaldo.pa@hotmail.com

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Professora Associada IV da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) nos cursos de Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e Mestrado em Desenvolvimento Regional (MDR/UNIFAP). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações ÉtnicoRaciais, cadastrado no CNPq. E-mail: eugenia.luz@hotmail.com

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Publicado

2023-06-14

Cómo citar

Souza, S. R. A. de, Custódio, E. S., & Foster, E. da L. S. (2023). Quilombo e memória: o projeto Identidade Cultural na escola David Miranda em Santana-AP. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4888

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