Conversas com quem fala outra língua

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4892

Palabras clave:

Ensino Superior. Reserva de Vagas. Indígenas. Desafios Pedagógicos.

Resumen

Este artigo apresenta considerações parciais da pesquisa da dissertação de mestrado em educação que teve como objetivo tratar dos desafios pedagógicos enfrentados por estudantes indígenas no ensino superior, em especial, na Universidade Federal do Tocantins-UFT. Para o isso apresentamos sobre a política de ação afirmativa nas universidades. Em seguida, os dados da pesquisa empírica na qual adotou-se como principal método as rodas de conversas abordando discussões com as temáticas de acesso, permanência e desempenho acadêmico. Por fim, a pesquisa demonstra, em conclusão, que as políticas de inclusão das minorias excluídas no sistema de ensino superior tiveram um avanço significativo. Os estudantes que contribuíram com seus enunciados na pesquisa são pertencentes às etnias Karajá, Karajá-Xambioá, Krahô-Canela, Xerente que pertencem ao estado do Tocantins, e os Atikum-Pankará do estado do Pernambuco e Gavião/Guajajara do estado do Maranhão.

Biografía del autor/a

Claudia Raimundo Reyes, Universidade Federal de São Carlos

Atua no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), uma das unidades do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, professora titular do quadro docente efetivo da Universidade Federal de São Carlos no curso de Licenciatura em Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2021-06-18

Cómo citar

Dias de Oliveira, S. M., Raimundo Reyes, C., & Batista Castorino, A. (2021). Conversas com quem fala outra língua. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 438–462. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4892