Conversas com quem fala outra língua
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4892Palabras clave:
Ensino Superior. Reserva de Vagas. Indígenas. Desafios Pedagógicos.Resumen
Este artigo apresenta considerações parciais da pesquisa da dissertação de mestrado em educação que teve como objetivo tratar dos desafios pedagógicos enfrentados por estudantes indígenas no ensino superior, em especial, na Universidade Federal do Tocantins-UFT. Para o isso apresentamos sobre a política de ação afirmativa nas universidades. Em seguida, os dados da pesquisa empírica na qual adotou-se como principal método as rodas de conversas abordando discussões com as temáticas de acesso, permanência e desempenho acadêmico. Por fim, a pesquisa demonstra, em conclusão, que as políticas de inclusão das minorias excluídas no sistema de ensino superior tiveram um avanço significativo. Os estudantes que contribuíram com seus enunciados na pesquisa são pertencentes às etnias Karajá, Karajá-Xambioá, Krahô-Canela, Xerente que pertencem ao estado do Tocantins, e os Atikum-Pankará do estado do Pernambuco e Gavião/Guajajara do estado do Maranhão.
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