AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ESCOLAS DE MANIAÇU-CETITÉ/BA: INTERFACES COM AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E QUILOMBOLAS

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4936

Palabras clave:

Currículo, Prática Educativa, Relação Racial, Quilombo, Identidade.

Resumen

Este artigo apresenta reflexões de uma pesquisa de mestrado que analisa como as práticas educativas influenciam na construção da identidade étnico-racial dos estudantes quilombolas. O lócus investigativo são duas escolas municipais da região de Maniaçu-Caetité/BA. Diante disso, questiona-se: De que modo as práticas educativas das escolas influenciam na construção da identidade étnico-racial dos estudantes quilombolas? Os instrumentos de pesquisa foram entrevistas semiestruturadas com professores, grupos focais com estudantes, análise do Projeto Político Pedagógico das Escolas e análise da Matriz Curricular de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (HABI). Os resultados evidenciam que as temáticas relacionadas à população afro-brasileira e africana são trabalhadas na disciplina HABI e de maneira pontual na disciplina História, em datas comemorativas, projetos, oficinas e outros eventos. Na maioria das vezes, as práticas educativas reproduzem um modelo tradicional de educação que pouco dialoga com o contexto sociocultural dos alunos. Dentre as principais dificuldades podem se destacar a falta de materiais e de formação específica para o trato com as questões raciais e quilombolas. No entanto, evidenciamos algumas práticas significativas pontuais que mesmo de maneira tímida podem influenciar na formação identitária dos estudantes.

Biografía del autor/a

ROSEMÁRIA JOAZEIRO PINTO DE SOUSA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Licenciada em História e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Vinculada ao grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE) e ao Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem - CNPq. E-mail: rjpinto@uneb.br/rosejua3@yahoo.com.br

Dinalva Maria de Jesus Santana Macêdo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Doutora em Educação e Contemporaneidade. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Guanambi. Vinculada ao grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE). e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: dinlavamacedo@hotmail.com

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Publicado

2020-12-24

Cómo citar

JOAZEIRO PINTO DE SOUSA, R., & de Jesus Santana Macêdo, D. M. (2020). AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ESCOLAS DE MANIAÇU-CETITÉ/BA: INTERFACES COM AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E QUILOMBOLAS. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 186–201. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4936