Astronomia na cultura indígena para a educação
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4937Palabras clave:
Cultura Indígena, Astronomia, Formação de Professores, Equipamentos Didáticos, CONEEI.Resumen
O objetivo deste artigo é relatar os resultados de uma pesquisa sobre a astronomia na cultura indígena. Na fundamentação teórica, utiliza-se principalmente textos de missionários da época da colonização, cujos relatos são muito importantes para estudar a cultura astronômica desses povos, nessa época. A metodologia utilizada foi de pesquisa participante, realizada com sábios indígenas de diversas regiões do Brasil, tais como em Dourados (MS) e São Gabriel da Cachoeira (AM). Como um dos principais resultados da pesquisa, idealizou-se e construiu-se equipamentos didáticos, como planetários e observatórios solares indígenas, que foram também, desenvolvidos em realidade virtual imersiva, para facilitar a visualização e a aprendizagem, na prática, dos fenômenos astronômicos estudados. Depois, criou-se um curso de pós-graduação lato sensu e uma disciplina para a graduação e para a pós-graduação lato sensu de formação de professores para o ensino das relações étnico-raciais, em uma instituição de ensino superior. Esta pesquisa fornece subsídios para a implementação da Lei Nº 11.645/2008, que tornou obrigatória o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, nas disciplinas da Educação Básica e para as propostas aprovadas, em 2018, na Etapa Nacional da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI)
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