CORPO AFRORRELIGIOSO E RESISTÊNCIA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

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Autores/as

  • José Valdinei Albuquerque Miranda Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0003-1259-8655
  • Neusiane de Nazaré Coelho de Melo Universidade Federal do Pará - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (UFPA/PPGEDUC)

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4973

Palabras clave:

Corpo afrorreligioso. Resistência. Simbologia. Educação Antirracista.

Resumen

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o corpo afrorreligioso como um polo de difusão de saberes socioeducativos e práticas de resistência da cultura e religião afro-brasileira na perspectiva de pensar uma educação antirracista. A metodologia se baseia numa abordagem descritiva e interpretativa de caráter etnográfico em diálogo com os autores Antonacci (2003), Bastide (1971), Caputo (2013), Geertz (2013), Gomes (2013), Mauss (2003), Maggie (1992), Silva A. (2015), Silva V. (1994). O campo empírico da pesquisa abrange um ritual umbandista em homenagem a Iemanjá ocorrido anualmente na cidade de Cametá-PA. Nas análises apresenta o corpo afrorreligioso interligado ao universo simbólico e à ancestralidade da cultura afro-brasileira presentes no ritual de Iemanjá. Por fim, enfatiza as contribuições da Lei 10.639/03 aos processos de resistência cultural como caminhos para se pensar uma educação democrática e antirracista.

Biografía del autor/a

José Valdinei Albuquerque Miranda, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA, Programade Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC).

Citas

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FONTES ORAIS:

ENTREVISTA COM DONA ISABEL OLIVEIRA (Dezembro, 2016).

Publicado

2020-12-24

Cómo citar

Miranda, J. V. A., & Melo, N. . de N. C. de. (2020). CORPO AFRORRELIGIOSO E RESISTÊNCIA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 89–111. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4973