Agente mediador da circulação de saberes pedagógicos: o bibliotecário da escola normal paulista

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Autores/as

  • Gizelma Guimarães Pereira Sales Universidade Estadual Paulista - UNESP

Palabras clave:

Escola Normal. Circulação de Saberes Pedagógicos. Bibliotecário Escolar.

Resumen

Para compreender o papel do Bibliotecário da Escola Normal paulista, nas décadas iniciais do século XX, tem-se como objetivo neste artigo identificar a contribuição desse profissional para a formação dos professores primários na instituição, entendido como agente mediador da circulação dos saberes pedagógicos considerados hegemônicos e necessários ao exercício da profissão docente. Analisando a legislação específica sobre a implantação da Biblioteca e a função desempenhada pelo Bibliotecário nas Escolas Normais, parte-se dos pressupostos de análise da História Cultural o que permite visualizar uma realidade e dela obter distintos olhares, assim como compreender o ponto de articulação entre o mundo do texto e o mundo do sujeito que dele se apropria e por meio de suas apreensões como constrói sua percepção do real. Destaca-se o papel relevante desse agente na disseminação de um conjunto de saberes  necessários à manutenção de uma cultura pedagógica voltada à formação do professor primário.

Palavras-chave: Escola Normal. Circulação de Saberes Pedagógicos. Bibliotecário Escolar.

Biografía del autor/a

Gizelma Guimarães Pereira Sales, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Publicado

2014-11-06

Cómo citar

Sales, G. G. P. (2014). Agente mediador da circulação de saberes pedagógicos: o bibliotecário da escola normal paulista. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(12), 34–47. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/504