Agente mediador da circulação de saberes pedagógicos: o bibliotecário da escola normal paulista
Visualizações: 491Palavras-chave:
Escola Normal. Circulação de Saberes Pedagógicos. Bibliotecário Escolar.Resumo
Para compreender o papel do Bibliotecário da Escola Normal paulista, nas décadas iniciais do século XX, tem-se como objetivo neste artigo identificar a contribuição desse profissional para a formação dos professores primários na instituição, entendido como agente mediador da circulação dos saberes pedagógicos considerados hegemônicos e necessários ao exercício da profissão docente. Analisando a legislação específica sobre a implantação da Biblioteca e a função desempenhada pelo Bibliotecário nas Escolas Normais, parte-se dos pressupostos de análise da História Cultural o que permite visualizar uma realidade e dela obter distintos olhares, assim como compreender o ponto de articulação entre o mundo do texto e o mundo do sujeito que dele se apropria e por meio de suas apreensões como constrói sua percepção do real. Destaca-se o papel relevante desse agente na disseminação de um conjunto de saberes necessários à manutenção de uma cultura pedagógica voltada à formação do professor primário.
Palavras-chave: Escola Normal. Circulação de Saberes Pedagógicos. Bibliotecário Escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.