Ideários Pedagógicos na Educação Infantil: análises das concepções docentes
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5082Palabras clave:
Educação Infantil, Ideários pedagógicos, Prática docenteResumen
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa em nível de mestrado, cujo objetivo foi compreender os ideários pedagógicos que perpassam as concepções e a prática docente no campo da Educação Infantil. Partimos de uma aproximação com a prática social, fundamentada no materialismo histórico-dialético, na qual busca a compreensão do objeto de estudo em sua historicidade, percebendo seu movimento histórico, sua gênese e transformação, tendo em vista que ele é produto de complexas relações sociais engendradas de forma contraditória. A pesquisa empírica foi realizada em dois Centros de Referência em Educação Infantil do município de João Pessoa-PB, com 10 (dez) professoras que atuam nestas unidades. Para obtenção das informações, utilizamos a entrevista semiestruturada. No tocante aos resultados da investigação a concepção docente evidencia uma dicotomia entre Educação Infantil e Educação Escolar, na qual expressam ora uma prática de caráter assistencialista; ora uma educação antecipatória/preparatória. Além disso, diferentes ideários estão presentes de forma fragmentária na concepção docente, refletindo em sua prática pedagógica princípios de uma educação espontaneísta e que reforçam práticas cristalizadas no âmbito educacional.
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