PERCEPÇÕES DO ÁRA - TEMPO/ESPAÇO - KAIOWÁ E GUARANI

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5086

Palabras clave:

Ensino de História, Kaiowá e Guarani, tempo-espaço.

Resumen

O artigo apresenta aspectos de um estudo das percepções de integrantes dos Kaiowá e Guarani sobre a categoria de tempo, envolvendo estudantes vinculadas e vinculados aos cursos de Ciências Sociais e História em uma universidade pública de Mato Grosso do Sul, Brasil. A intenção foi perceber implicações da temporalidade kaiowá e guarani a partir do conceito nativo de ára - tempo/espaço, procurando entender dimensões desta temporalidade em suas narrativas históricas. A evidenciação da temporalidade kaiowá e guarani em contraposição à temporalidade histórica linear, eurocêntrica, propicia aportes para a compreensão das relações colonialistas contemporâneas que, no presente querem engendrar o futuro. O colonialismo se mantém presente e se expressa nos conteúdos escolares, a partir da naturalização das diferenças e linearidade do tempo. A metodologia para o estudo envolveu pesquisa bibliográfica e realização de oficinas com a participação de professores pesquisadores e estudantes kaiowá e guarani.

Biografía del autor/a

Célia Maria Foster Silvestre, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Doutora em Ciências Sociais, docente do Curso de Ciências Sociais, ProfHistória, UEMS de Amambai, e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGAnt - UFGD.

Rodrigo Vareiro Companhoni, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.

Mestre pelo Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, UEMS, UU de Amambai. Professor na rede básica de ensino, Ponta Porã, Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2021-12-13

Cómo citar

Foster Silvestre, C. M., & Vareiro Companhoni, R. (2021). PERCEPÇÕES DO ÁRA - TEMPO/ESPAÇO - KAIOWÁ E GUARANI. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5086