Algumas considerações sobre o ensino médio integrado no contexto das mudanças econômicas: impasses e desafios
Visualizações: 508Resumen
O objetivo do texto é discutir o Ensino Médio Integrado enquanto possível concepção educativa de formação integral. Procuro como referência, para mostrar essa finalidade, a integração entre os conceitos de trabalho, ciência e cultura. A urgência dessa compreensão passa por duas apreensões: a) historicamente, o capital vem apropriando-se do trabalho, da ciência, da cultura ocasionando um impasse posto pelo avanço da democratização da escola básica e do acesso ao saber cientifico e tecnológico; b) as forças hegemônicas, através do consenso, atraem os jovens para os processos funcionais da escola, cujo objeto é atender o mercado de trabalho. Diante disso, o nosso desafio está na construção de uma escola unitária de ensino médio que tenha no seu espaço institucional a concepção educativa de formação integral vindo a superar a dualidade histórica entre formação básica e a profissional.
Palavras-chave: Políticas educacionais. trabalho e educação. educação profissional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.