Educação em direitos humanos no Brasil

Visualizações: 812

Autores/as

  • Suzana Pinguello Morgado Universidade Estadual de Maringá
  • Vanessa Freitag de Araújo Professora da Prefeitura do Município de Maringá, Secretaria Municipal de Educação (SEDUC)

Palabras clave:

Declaração Universal dos Direitos Humanos. Educação. Políticas Públicas.

Resumen

Ao considerar a educação como direito universal garantido pelo Estado e pela família, na qual deve-se ocorrer o preparo para o mercado de trabalho e exercício da cidadania, e que todos os homens nascem livres e com direitos iguais perante a lei, este trabalho tem como objetivo delinear aspectos da educação em direitos humanos, focando na área de Políticas Públicas educacionais. Inicialmente faz-se necessário um estudo do histórico da consolidação dos diretos do homem, bem como compreender o ser humano enquanto portador desses direitos. O momento histórico da organização da Declaração dos Direitos Humanos é fundamental para compreender a influência do documento na educação nacional.

 

Palavras-chave: Declaração Universal dos Direitos Humanos. Educação. Políticas Públicas.

 

Biografía del autor/a

Suzana Pinguello Morgado, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é professor colaborador assistente da Universidade Estadual de Maringá e aluna do Doutorado em Educação do Programa de Prós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá. Atuando principalmente nos seguintes temas: crianças de 0 a 6 anos., educação, século XVI, Brasil e América Latina.

Vanessa Freitag de Araújo, Professora da Prefeitura do Município de Maringá, Secretaria Municipal de Educação (SEDUC)

Pedagoga (2007) e Mestre em Educação (2010 - bolsista do CNPq), pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Educação a Distância (2011), pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná e em História: Cultura, Economia e Política (2012), pela Universidade Estadual de Maringá. Pós-graduanda do curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná. Graduanda em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá. Professora da Faculdade Eficaz de Maringá. Professora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental do município de Maringá. Tutora do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2013-12-16

Cómo citar

Morgado, S. P., & de Araújo, V. F. (2013). Educação em direitos humanos no Brasil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(11), 136–150. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/519