Desenvolvendo o pensamento científico no ensino médio

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5225

Palabras clave:

Atividades investigativas, Estratégias de ensino, Pensamento científico

Resumen

O propósito dessa pesquisa foi estruturar uma sequência didática que auxiliasse o desenvolvimento do pensamento científico em alunos do ensino Médio por meio da abordagem investigativa. O projeto foi desenvolvido por uma pesquisadora do programa de pós-graduação do Mestrado profissional em ensino de Biologia em rede Nacional (PROFBIO) da UFJF e aplicado em alunos do 1º ano do Ensino Médio da escola estadual Doutor Humberto Sanches, da cidade de São Lourenço/MG. A análise qualitativa dos dados contou com a participação direta da pesquisadora que descreveu e relatou ou dados coletados. As atividades não foram desenvolvidas de forma sequencial, assim a pesquisadora pôde adequá-las às necessidades do currículo, da programação anual da escola e ao objetivo proposto por elas.  Por meio da aplicação da sequência didática, os alunos puderam adquirir autonomia intelectual com os debates, reflexões e protagonismo, características indispensáveis para o desenvolvimento do pensamento científico. Além disso, os alunos conseguiram propor mudanças de hábitos em sua comunidade com base em evidências científicas. Essa atuação, ativa na sociedade, contribui para formação cidadã dos educandos. O papel da escola, representado aqui pelo professor de Biologia, aproxima o trabalho científico à realidade dos alunos, sendo essencial no enfrentamento dos desafios da sociedade atual.

Biografía del autor/a

Raphaela Junqueira Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura plena) pela Fundação Educacional de Machado, com mestrado profissional em ensino de Biologia (PROFBIO) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente ocupa o cargo de professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) onde leciona Ciências para turmas do ensino Fundamental e Biologia para o ensino Médio.

Ana Carolina Morais Apolônio, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui doutorado (2009) e mestrado (2005) em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, e graduação em Odontologia (2003) pela mesma instituição, além de curso técnico em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1996). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora no Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia, lecionando disciplinas de microbiologia (área de concentração: bacteriologia) para os cursos de Farmácia, Odontologia e Medicina. Compõe o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFJF.

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Publicado

2022-05-21

Cómo citar

Carvalho, R. J., & Apolônio, A. C. M. (2022). Desenvolvendo o pensamento científico no ensino médio. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5225

Número

Sección

Artigos