O financiamento para o ensino público municipal e seus impactos junto aos professores

Visualizações: 447

Autores/as

  • Cleomar Locatelli Universidade Federal do Tocantins
  • Arinalda Silva Locatelli Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Palabras clave:

Docência, Perfil socioeconômico, FUNDEB

Resumen

O presente trabalho é resultado de um estudo de caso referente à rede municipal de ensino, no Norte do Estado do Tocantins, na região chamada de Bico do Papagaio, município de Tocantinópolis. O estudo buscou reunir informações sobre o perfil socioeconômico dos professores (as), considerando o acesso a bens materiais, culturais e sua qualidade de vida. O objetivo era possibilitar uma análise, relacionando a vida e as condições concretas desse grupo de professores à sua tarefa, como professor de ensino básico diante do avanço da tecnologia, da abrangência das redes de comunicação e das diversas formas de produção e circulação do conhecimento. Constata-se que os recursos destinados à educação municipal não favorecem uma qualidade de vida plena e nem prepara de forma adequada os docentes para as exigências atuais da profissão, no que diz respeito especialmente, ao domínio de um amplo conhecimento de mundo e do campo da informação.

 

 

Publicado

2013-12-16

Cómo citar

Locatelli, C., & Locatelli, A. S. (2013). O financiamento para o ensino público municipal e seus impactos junto aos professores. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(11), 161–181. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/525