Formação Continuada entre o dito, o pretendido e o produzido – percepções dos professores de Educação Física
Visualizações: 404DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5257Palabras clave:
Formação continuada, Educação Física, Desafios da docênciaResumen
O artigo é resultado de pesquisa do mestrado que objetivou analisar a percepção dos professores de educação física sobre formação continuada, explorando as tensões que se estabelecem entre as ações desenvolvidas, as expectativas dos professores e as possibilidades para qualificar a sua prática pedagógica a partir da participação em processos formativos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada para coletas de dados. Para a análise e interpretação dos dados, utilizamos a análise temática, revelando que os processos de formação continuada apresentam fragilidades em relação às ações desenvolvidas ao distanciar-se de questões didático-metodológicas especificas da educação física escolar, divergindo, assim, quanto às intencionalidades e objetivos. Identificou-se a convergência sobre a necessidade de considerar os desafios e dificuldades que emergem da docência no campo da educação física escolar como ponto de partida para pensar os processos formativos, constituindo-se em espaço de reflexão e ressignificação de sua prática pedagógica, contemplando, ainda, a reflexão sobre as especificidades e particularidades deste componente curricular.
Citas
ALMEIDA, Felipe Quintão de. Educação física e práticas pedagógicas inovadoras: uma revisão. Corpoconsciência, Cuiabá: MT, v. 21, n. 03, set/dez. 2017.
ALVARADO PRADA, Eduardo Luis. Formação Participativa de Docentes em Serviço. Taubaté: Cabral Editora Universitária, 1997.
ALVARADO-PRADA, Eduardo Luis; FREITAS, C. T; FREITAS, A, C. Formação de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional, vol. 10, n. 30, p. 367-387, mai/ago. 2010.
ARAÚJO. Regina Magna Bonifácio.; SILVA. Marcelo Donizete da.; SILVA, Marilene do Carmo. A formação continuada da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes. Revista @mbienteeducação, São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 12, n. 3, set/dez. 2019.
BAGATINI, Gabriela Zucki.; SOUZA Maristela da Silva. Formação continuada para professores de educação física: análise da produção do conhecimento. Motrivivência. Revista de Educação Física, Esporte e Lazer. Florianópolis, v. 31. n. 58, p. 01-16, abril/julho, 2019.
BAHIA, Cristiano de Sant Anna. Formação continuada em exercício de professores de educação escolar: Contribuições para a prática pedagógica. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós – Graduação em Educação Física. Florianópolis, SC, 2016.
BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições, 1977.
BASTOS, Fábio Bernardo.; ANACLETO, Francis Natally.; HENRIQUE, José. Formação continuada colaborativa de professores de educação física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, abr/jun. 2018.
CANDAU, Vera Maria. (Org.). Magistério: construção cotidiana. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
CANDAU, Vera Maria (Org.) Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1996. p. 49-63.
CAPARROZ, Francisco Eduardo.; BRACHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira, Ciência e Esporte. Campinas, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan. 2007.
DUARTE, Vanda Catarina.; LEITE, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira Leite. Formação continuada de professores: uma análise do PEC – São Paulo. Fundação João Pinheiro – Escola de Governo, Belo Horizonte, MG. 2004. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.mg.gov.br/consulta/consultaDetalheDocumento.php?iCodDocumento=57167. Acesso em: 06 de janeiro de 2020.
.
FARIAS, Uirá de Siqueira.; NOGUEIRA, Valdilene Aline.; SOUSA, Claudio Aparecido de.; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação física escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático-pedagógica. Motrivivência. Florianópolis, v. 31, n. 58, abr/jul. 2019.
FERREIRA, Janaína da Silva. SANTOS, José Henrique dos.; COSTA, Bruno de Oliveira. Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica. Revista brasileira de ciências do esporte, Porto Alegre, RS, v. 37, n. 3, p. 289-298, 2015.
FERREIRA, Janaína da Silva.; SANTOS, José Henrique. Modelos de formação continuada de professores: transitando entre o tradicional e o inovador nos macrocampos das práticas formativas. Cad. Pes. São Luís, v. 23, n. 3, set/dez. 2016.
FIGUERÊDO, Erilca Galvão.; MOURA, Maria da Glória Carvalho. Contribuições e limitações da formação inicial em educação física: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 10, n. 22, set/dez, 2018.
FREITAS, Daniel Cesar.; CAMPOS PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de.; ROSA, Alzira Izabel da Rosa.; TRUSZ, Renato Daniel.; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Formação continuada de professores de educação física. Corpoconsciência, Cuibá – MT, v. 20, n. 03, p. 9-21, set/dez., 2016.
GATTI, Bernadete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 57-70, jan/abr. 2008.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. São Paulo: Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, 2003.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores. v. 1, n. 1, maio 2019.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. de.; ALMEIDA, P. C. A. de. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília: Unesco, 2019.
GATTI, B. A; BARRETO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.
HENRIQUE, José.; JANUÁRIO, Carlos.; ANACLETO, Francis.; NAIME, Vitor de Souza.; NUNES, Walter Jacinto. Perfil da formação continuada e necessidades de formação de professores de educação física. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Porto Alegre. 2011.
HERINGER, Dionésio Anito.; FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Práticas de formação continuada em educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 4, p. 83-105, out./ dez., 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra T. Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
IMBÉRNON, Francisco.; SHIGUNOV NETO, Alexandre.; FORTUNATO, Ivan. (Org.). Formação permanente de professores: experiências ibero-americanas. São Paulo: Edições Hipóteses, 2019.
JOSSO, Marie -Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.
LUIZ, Igor Câmara.; MELLO, André da Silva.; VENTORIM, Silvana.; SANTOS, dos Wagner. Narrativas de formação continuada: sentidos produzidos por professores de educação física. Motrivivência, v. 27, n. 44, maio. 2015.
MALDONADO, Daniel Teixeira. Os bastidores da educação física na escola pública paulista: a percepção da realidade cotidiana. Tese. (Doutorado). São Paulo, 2016.
MALDONADO, Daniel Teixeira.; FARIAS, Uirá de Siqueira.; MEIRELES, Bruno Freitas.; SANTOS, Aline Rodrigues.; MOREIRA, Vinicius dos Santos.; NOGUEIRA, Valdilene Aline.; FREIRE, Elisabete dos Santos. Perspectivas de mudança nas práticas pedagógicas da educação física escolar: uma análise dos estudos publicados nos anais de eventos paulistas. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, Campinas: São Paulo, v. 15, n. 3, jul/set. 2017.
MARIN, Alda Junqueira. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos Cedes, 1. ed. n. 36. 1995.
MATOS, Nathalia Cristina. A formação continuada e suas contribuições ao professor de educação física da educação infantil de Florianópolis (SC). Dissertação. (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_52505ee48cfe7d4dbb59e4f5537c81b5/Details#description. Acesso em: 15 nov. 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.
MONTEIRO, Maria do Rosário Guedes. Formação continuada de professores no Brasil: um estado da arte (2013-2016). 2017. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2017.
MORAES, Fernanda Finotti de. Educação física na educação infantil: prática pedagógica e formação docente. 2017. 135 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2017. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 05 dez. 2018.
MORICONI. Gabriela Miranda.; (Org.). Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidencias. Fundação Carlos Chagas. 2017.
NÓVOA, Antonio. Concepções e práticas da formação contínua de professores. In: Nóvoa A (Org.) Formação contínua de professores: realidade e perspectiva. Portugal: Universidade de Aveiro, 1991.
NÓVOA, Antonio. (Orgs). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
NÓVOA, Antonio. Os professores e sua formação. 3. ed. Portugal: Dom Quixote, 1997.
NÓVOA, Antonio. O regresso dos professores. Lisboa: Repositório da Universidade de Lisboa, 2007.
NÓVOA, Antonio. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa. v. 25, n. 1, p. 11-20, 1999.
NÓVOA, Antonio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa, Portugal: Educa, 2009.
NÓVOA, Antonio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.
PRATES, Claudia Aparecida.; MÜLLER, Maria Cândida. Formação continuada e grupos colaborativos: algumas considerações. Revista EDUCA, Porto Velho (RO), v. 2, n. 4, 2015.
ROSSI, Fernanda.; HUNGER, Dagmar. As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 323-38, abr/jun. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v26n2/14.pdf. Acesso em: 18 nov. 2018.
ROSSI, Fernanda.; HUNGER, Dagmar. Dilemas contemporâneos da profissão professor: perspectivas de professores(as) de Educação Física da rede pública estadual de São Paulo. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 12, n. 2, p. 42-58, 2013.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto.; DARIDO, Suraya Cristina. A separação dos conteúdos das “lutas” dos “esportes” na Educação Física escolar: necessidade ou tradição? Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 3, p. 117, set./dez. 2011.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Acompanhar e formar: mediar e iniciar: pesquisa (auto) biográfica e formação de formadores. In. PASSEGI, M. da C.; SILVA, V. B. (Org). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice.; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três passos para trás. Educação e Sociedade. v. 34, n. 123, p. 551 – 571, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.