Vozes reveladas e reveladoras nas narrativas sobre a formação do professor alfabetizador no PIBID
Visualizações: 577Resumen
O presente trabalho investiga os percursos vivenciados no subprojeto desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Ateliês formativos de professores alfabetizadores: construindo práticas eficazes, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. O objetivo do projeto é contribuir para o aperfeiçoamento da prática docente dos futuros professores, construindo práticas alfabetizadoras significativas para todos os participantes deste trabalho. Participam do projeto dez acadêmicos bolsistas que acompanham professores dos primeiros anos do Ensino fundamental (1ºs. e 2ºs. anos), em uma escola da rede pública cujo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB indicou um baixo desempenho. Constatamos que os acadêmicos bolsistas, por se encontrarem realizando a formação inicial, também se beneficiam do processo formativo realizado no subprojeto, o que lhes permite viverem processos diferenciados de formação. A participação no PIBID corrobora com a integração do acadêmico bolsista no espaço escolar.
Palavras-chave: PIBID. Alfabetização. Narrativas Autobiográficas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.