"Um aconchego de uma aula real": O desafio da humanização do ensino (à distância) no exercício da profissionalidade docente no ensino superior

Visualizações: 517

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5362

Palabras clave:

Humanização do ensino superior, Profissionalidade docente, Desenvolvimento profissional, Formação e atualização pedagógica, Observação por pares.

Resumen

Uma das modalidades de (auto)formação disponíveis no campo da formação continuada de professores concerne à observação por pares: de forma recíproca, um professor abre a porta da sua sala de aulas a outro, para a observação da sua aula; a partir desta, gera-se a reflexão e a discussão a par, para além da possibilidade de aprendizagem de diferentes aspetos inerentes ao "ser professor" no ensino superior. Neste artigo, propomo-nos a: (i) apresentar os conceitos-chave de profissionalidade docente e de desenvolvimento profissional no ensino superior, de modo a enquadrar e (ii) apresentar dados emergentes de um programa de observação por pares, referentes às perceções dos professores sobre a sua participação no programa e, mais importante, sobre os desafios colocados pela transição ao ensino remoto de emergência, forçada pela pandemia COVID-19; à luz destes dados, pretendemos, ainda, (iii) examinar o desafio da humanização do ensino (à distância) no exercício da profissionalidade docente no ensino superior. Da análise e discussão dos dados recolhidos, hipotetizamos que a observação por pares e a reflexão entre pares se aliam numa experiência rica para os professores, apesar de/devido a constrangimentos conjunturais (como uma situação de pandemia), sendo útil para a formação e transformação das suas práticas pedagógicas.

Citas

ALARCÃO, I. Percursos da didática (Coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos, n.º 4). Aveiro: UA Editora, 2020.

ARAÚJO, O. H.; RODRIGUES, J.; ARAGÃO, W. O (des)lugar da pedagogia e da didática na formação dos professores. Revista Política e Gestão Educacional, v. 21, n. 1, p. 215-226, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo (4a ed.). Lisboa: Edições 70, 2010.

BIZARRO, R.; MARRA, J.; PEDRO, L. G. A humanização do ensino superior: ações educativas que promovem a aprendizagem. Ensino Em Re-Vista, v. 23, n. 1, p. 148-162, 2016.

COSTA, A.; AMADO, J. Análise de conteúdo suportada por software. Aveiro: Ludomedia, 2018.

FRANCO, A.; VIEIRA, R. M. A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto. Revista Cocar, v. edição especial, n. 8, p. 200-218, 2020.

FRANCO, A.; VIEIRA, R.; SIMÕES, A. R.; COSTA, A.; VENTURA, S.; NETO, V.; CARLOS, V.; LOPES, B.; ROSA, M. J.; FONSECA, P.; SILVA, V.; LIMA, M.; VALENTE, R. "Só para ensinar" ou "mais para aprender"? Reflexões, entre pares, sobre as (próprias) práticas pedagógicas no ensino superior: Análise das perceções dos professores sobre um programa de observação por pares. Indagatio Didactica, v. 12, n. 3, p. 119-136, 2020.

GRILO, E. M. Educação e pandemia. Observador, Lisboa, 18 junho 2020. Disponível em https://observador.pt/opiniao/educacao-e-pandemia/

LENCASTRE, J. A.; COUTINHO, C. Blended learning. In: KHOSROW-POUR, M. (Org.). Encyclopedia of information science and technology (3rd ed., v. 3). Hershey, PA: IGI Global, 2015, p. 1360-1368.

LIBÂNEO, J. C. Didática (Coleção Magistério 2.º grau. Série Formação do Professor). São Paulo: Cortez Editora, 1994.

LIBÂNEO, J. C. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96, p. 843-876, 2006.

MARQUES, J.; PINTO, P. Formação pedagógica de professores do ensino superior – a experiência na Universidade Nova de Lisboa. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 46, n. 2, p. 129-149, 2012.

MORGADO, J. Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 19, n. 73, p. 793-812, 2011.

MOURAZ, A.; PÊGO, J. De par em par na U.Porto. Porto: U.Porto Edições, 2017.

NÓVOA, A. Educação 2021: para uma história do futuro. Revista Iberoamericana de Educación, p. 1-18, 2009.

ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103, 2007.

ROLDÃO, M. C. Formação de professores baseada na investigação e na prática reflexiva. In: Ministério da Educação (Org.), Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia: desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. Lisboa: Ministério da Educação, 2008, p. 40-50.

SHULMAN, L.; SHULMAN, J. How and what teachers learn: a shifting perspective. Journal of Curriculum Studies, v. 36, n. 2, p. 257-271, 2004.

SILVA, R. Conhecimento profissional docente: uma experiência de auto-supervisão. Dissertação de mestrado. Universidade de Aveiro, Aveiro, 2015.

VIEIRA, F. Para uma mudança profunda da qualidade da pedagogia na universidade. Revista de Docencia Universitaria, v. 12, n. 2, p. 23-39, 2014.

VIEIRA, R. M. Didática das ciências para o ensino básico. Faro: Sílabas & Desafios, 2018.

VIEIRA, F.; SILVA, J.; ALMEIDA, M. A pedagogia no ensino superior: indagar para transformar. In: GONÇALVES, S. (Org.). Cadernos de pedagogia no ensino superior (n.º 8). Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra, 2010, p. 21-43.

Publicado

2021-06-18

Cómo citar

Franco, A. R., & Vieira, R. M. (2021). "Um aconchego de uma aula real": O desafio da humanização do ensino (à distância) no exercício da profissionalidade docente no ensino superior. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 989–1015. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5362