Formação de professores no Amapá e norte do Pará, Brasil: vivências em uma licenciatura intercultural indígena

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5398

Resumen

A formação de professores indígenas, realizada pelo curso de Licenciatura Intercultural Indígena, integra um rol de projetos em execução no Brasil, frutos da luta de movimentos indígenas e instituições colaboradoras, ocorrendo desde 2007 na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Assim, o artigo apresenta e problematiza aspectos da constituição de uma licenciatura e das vivências de professores formadores no processo de profissionalização de docentes indígenas para a Educação Básica, como estratégia adotada pelos povos indígenas da região para (re)interpretar e (res)significar a Educação Escolar. Na pesquisa, as vivências de formadores com indígenas foram articuladas aos conceitos de interculturalidade e pedagogias decoloniais, aos dispositivos legais educacionais, à literatura acerca dos povos indígenas no Amapá e Norte do Pará e a documentos oficiais. Os resultados da pesquisa apontam que os caminhos trilhados pelos povos indígenas, na formação docente de qualidade como estratégia de re-existências das etnias do Amapá e Norte do Pará na atualidade, agregam-se às experiências e aos desafios de ações pautadas por pedagogias interculturais/ decoloniais. Como conclusão, registra-se que os diálogos e as tensões vivenciados na construção do curso e na profissionalização de docentes a serem protagonistas das escolas indígenas, estiveram inseridos em um processo moldado, também, pela política educacional brasileira.

Biografía del autor/a

Cecília Maria Chaves Brito Bastos, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação

Giovani José da Silva, Universidade Federal do Amapá

Doutor em História. Pós-Doutor em Antropologia. Pós-Doutor em História.

Publicado

2021-06-18

Cómo citar

Bastos, C. M. C. B., & José da Silva, G. (2021). Formação de professores no Amapá e norte do Pará, Brasil: vivências em uma licenciatura intercultural indígena. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 653–678. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5398