Práticas de iniciação à docência no estágio supervisionado em matemática
Visualizações: 603DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5399Resumen
Entendemos o Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Matemática, não somente como o primeiro campo de atuação profissional do futuro professor, mas, sobretudo em reafirmar os processos de ensino e de aprendizagem, materializando-os em práticas nas salas de aula. Assim, apresentamos neste artigo os resultados de pesquisas desenvolvidas em dois contextos distintos – o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Câmpus de Araguaína e o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)/Câmpus Manaus, no decurso das disciplinas de Estágio Supervisionado, mediadas pela abordagem qualitativa, na modalidade Estudo de Caso e a colaborativa crítico reflexiva. A partir desses estudos, questionamos: em que termos podem ser concebidas práticas formativas para os futuros professores de Matemática, na disciplina de Estágio Supervisionado? Para tanto, objetivamos conhecer os modelos formativos da disciplina de Estágio Supervisionado em Cursos de Licenciatura em Matemática e suas perspectivas para inovação de práticas, na iniciação à docência. Ademais trazemos algumas reflexões acerca da reestruturação das práticas na disciplina de Estágio Supervisionado, no sentido de redimensionar e ressignificar a atuação futura desses professores, propiciando outros caminhos didáticos e metodológicos para ensinar a Matemática aos estudantes da Educação Básica.
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores de Matemática. Estágio Supervisionado. Práticas de Ensino e de Aprendizagem. Práticas Investigativas em Educação Matemática.
Citas
BACURY, G. R. Práticas investigativas na formação de futuros professores de Matemática. 188 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém/PA, 2017.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2/2015. Conselho Nacional de Educação. Brasília: Diário Oficial da União. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso, em: mar./2017.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01 de 18 de fevereiro de 2002. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP012002.pdf >. Acesso em: 20 jul./ 2014.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 28 de 02 de outubro de 2001. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf >. Acesso em: 20 jul./2014.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 1996.
DAVID, M. M. M. S; MOREIRA, P. C.; TOMAZ, V. S. Matemática escolar, matemática acadêmica e matemática do cotidiano: uma teia de relações sob investigação. Acta Scientiae. Canoas/RS, v.15, n.1, p. 42-60, 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/349>. Acesso em: jul. 2020.
FERREIRA, M. S. A abordagem colaborativa: uma articulação entre pesquisa e formação. In. SAMPAIO, Marisa Narcizo; SILVA, Rosália de Fátima e. (Orgs.). Saberes e práticas de docência. Campinas: Mercado de letras, 2012, p. 359 - 396. (Série Geral, Educação Superior e Formação Continuada do Educador).
FIORENTINI, D.; CASTRO, F. C de. Tornando-se professor de Matemática: o caso de Allan em prática de ensino e Estágio supervisionado. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de letras, 2003, p. 121 - 156.
GONÇALVES, J. D. Vivências formativas de futuros professores de Matemática no Estágio Supervisionado. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína/TO, 2017.
IBIAPINA, I. M. L. de M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimento. Brasília: Liber livro, 2008. (Col. Série Pesquisa).
SILVA, S. A.F da.; VASCONCELOS, P. B. M de.; PAIVA, M. A. V. Estágio Supervisionado: uma experiência de aprendizagens docentes na formação do futuro professor de Matemática. In: LOPES, C. E.; TRALDI, A.; FERREIRA, A. C. (Orgs.). O estágio na formação inicial do professor que ensina matemática. Campinas: Mercado de letras, 2015. p. 113 - 145. (Série Educação Matemática).
TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. de C. T. O estágio supervisionado como oportunidade de desenvolvimento profissional para futuros professores de matemática. In: LOPES, C. E.; TRALDI, A.; FERREIRA, A. C. (Orgs.). O estágio na formação inicial do professor que ensina matemática. Campinas: Mercado de letras, 2015. 81-112. (Série Educação Matemática).
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática. Câmpus de Araguaína, 2013. Disponível em: http://www.uft.edu.br/matematicaaraguaina/inicio.php?p=2. Acesso, em: mar./2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.