A importância da família no processo de inclusão

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Autores/as

  • André Suehiro Matsumoto IFMS
  • Adriane Roberta Ribeiro de Macedo IFPR

Palabras clave:

Inclusão. Família. Processo educativo. Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Indivíduo deficiente.

Resumen

A inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regular depende, em grande parte, da participação da família no processo educativo, esta tem um papel de suma importância no desenvolvimento e aprendizagem da criança especial. O objetivo deste trabalho é analisar o papel da família no processo de inclusão, partindo dos seguintes questionamentos: Como é o processo de aceitação das famílias que têm crianças com NEE? Quais são as mudanças na vida destas famílias que possuem crianças com NEE?  E Qual a importância da família para estas crianças? Para tentar responder a estas questões o trabalho está dividido em três blocos, no primeiro faz-se um retrocesso de aspectos históricos e conceituais em relação à Educação Especial; no segundo discute-se os impactos causados na família em relação a uma criança com NEE e no terceiro reflete-se o papel da família no contexto contemporâneo, principalmente em questões educacionais inclusivas. 

Palavras-chave: Inclusão. Família. Processo educativo. Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Indivíduo deficiente.

Biografía del autor/a

André Suehiro Matsumoto, IFMS

Especialista em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais.

Adriane Roberta Ribeiro de Macedo, IFPR

Mestre em Literatura e Crítica Literária.

Publicado

2012-12-21

Cómo citar

Matsumoto, A. S., & Macedo, A. R. R. de. (2012). A importância da família no processo de inclusão. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(9), 5–15. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/546