HISTÓRIA, SEMIÓTICA E NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS: UM LETRAMENTO

Visualizações: 77

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.5513

Palabras clave:

Didática da História, Semiótica, Narrativas cinematográficas, Letramento

Resumen

Resumo:

A partir de uma semiótica da cultura, propõe-se a construção de um letramento sobre narrativas cinematográficas que tenha como objeto privilegiado a história/História. A partir da exposição de um quadro teórico que permite a abordagem de narrativas cinematográficas, apresenta-se um exercício prático abordando uma sequência do filme Tempos Modernos (CHAPLIN, 1936). A semiótica da cultura que defendemos (VIGOTSKI, BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, WERTSCH) incorpora aspectos dos estudos de Cinema (STAM) e das Performances Culturais (BAUMAN), em diálogo estreito com o campo da História, especialmente, a Teoria e Didática da História (RÜSEN).

Palavras-chave: Didática da História, Semiótica, Narrativas Audiovisuais, Letramento.

 

Summary:

From a semiotic of culture, it is proposed the construction of a literacy on cinematographic narratives that has as a privileged object the history/History. From the exhibition of a theoretical framework that allows the approach of cinematographic narratives, a practical exercise is presented approaching a sequence of the film Modern Times (CHAPLIN, 1936). The semiotics of culture that we defend (VIGOTSKI, BAKHTIN/VOLOCHINNOV, WERTSCH) incorporates aspects of Film Studies (STAM) and of Cultural Performances (BAUMAN), in close dialogue with the field of History, especially the Theory and Didactics of History (RÜSEN).

Keywords: Didactics of History, Semiotics, Audiovisual Narratives, Literacy

 

Resumen:

Desde una semiótica de la cultura, se propone construir una alfabetización en narrativas cinematográficas que tenga a la historia / História como objeto privilegiado. A partir de la exposición de un marco teórico que permite abordar las narrativas cinematográficas, se presenta un ejercicio práctico que abarca una secuencia de la película Tempos Modernos (CHAPLIN, 1936). La semiótica de la cultura que defendemos (VIGOTSKI, BAKHTIN /VOLOCHÍNOV, WERTSCH) incorpora aspectos de estudios cinematográficos (STAM) y performances culturales (BAUMAN), en estrecho diálogo con el campo de la historia, en especial la teoría y didáctica de la historia ( RÜSEN).

Palabras clave: Didáctica de la Historia, Semiótica, Narrativas Cinematográficas, Alfabetización.

Biografía del autor/a

Roberto Abdala Abdala Abdala Junior, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás - UFG
Professor da Faculdade de HistóriaProfessor das pós-graduações em História (FH) e Performances Culturais (FCS)Coordenador do NUH - Núcleo de Usos Públicos da HistóriaO foco das minhas pesquisas incide em narrativas audiovisuais, sob viés da Didática da História, História do Brasil Contemporâneo, Performances Culturais. 

Citas

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC; Brasília: EDNUB, 1996.

BAKHTIN, Mikhail (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. O discurso no romance. In: Questões de literatura e de estética. São Paulo: Unesp / Hucitec,1998, p.106.

____. Gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992: p. 226-306.

____. O problema do texto na linguística, na filosofia e em outras ciências humanas. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992: 337-335.

BAUMAN, Richard; BRIGGS, Charles. Poética e Performance como perspectivas críticas sobre a linguagem e a vida social. In: Ilha – Revista de Antropologia. Florianópolis: UFSC/PPGAS. V.8, números 1 e 2, 2008.

BAUMAN, Richard. Fundamentos da performance. Revista Sociedade e Estado. Volume 29, Número 3. Setembro/Dezembro 2014: 727-746.

BAUMAN, Richard. A Poética do Mercado Público: Gritos de Vendedores no México e em Cuba. Antropologia em primeira mão / PPGAS. Florianópolis: UFSC 2008. Vol. 103. (Tradução de palestra)

BAUMAN, Richard. Story, performance and event. Contextual studies of oral narrative. Cambridge, New York, Melbourne, Sidney: Cambridge University Press, 1986.

BAUMAN, Richard. Verbal Art as Performance. Rowley, Mass, Newbury House Publishers, 1977.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutividade técnica. In: Benjamin e a obra de arte: técnica, linguagem e percepção. BENJAMIN, Walter et all. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012; 9-40.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

FARIA, Thaís Brando Balázs da Costa. Aproximações entre a antropologia interpretativa de Clifford Geertz e a abordagem histórico-cultural em psicologia de Lev Vigotski. Campinas, SP: [s.n.], 2014.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortês, 1989.

GINZBURG, Carlo. Sinais. In: Mitos, Emblemas e Sinais. São Paulo: Cia das Letras, 1989, p.143-179.

JAKOBSON, Roman. Prefácio. In:: BAKHTIN, Mikhail (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997: 9-10.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis, Vozes, 2014.

KRACAUER, Siegfried. De Caligari a Hitler: Uma história psicológica do cinema alemão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.

LANGDON, Esther Jean. Performance e sua Diversidade como Paradigma Analítico: A Contribuição da Abordagem de Bauman e Briggs. ILHA: Revista de Antropologia. 2006 Vol. 8, n.1,2: 163-183.

MALERBA, Jurandir. (Org.) História & narrativa. A ciência e a arte da escrita da história. Petrópolis, RJ. Vozes, 2016.

MARCHEZAN, Renta Coelho. Diálogo. In: BRAIT, Beth. (org.) Bakhtin: outros conceitos-chave. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2006; p. 115 - 131.

RIBEIRO, Ana Paula Goulart & SACRAMENTO, Igor. (org) Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. São Carlos/SP: Pedro e João Editores, 2010.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. A intriga e a narrativa histórica. Vol. 1 São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. a

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. In: Tempo e narrativa. A intriga e a narrativa histórica. Vol. 1. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010 b: 93 – 147.

RICOEUR, Paul. Entre o tempo vivido e o tempo universal, o tempo histórico. Tempo e narrativa. O tempo narrado. Vol. 3. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010 c: 176-212.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Teoria da História I: fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

____. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Curitiba, Editora UFPR, 2015.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. Companhia das Letras. São Paulo, 2019.

STAM, Robert; BUGOYNE, Robert; FITTERMAN-LEWS; Sandy. Nuevos conceptos de la teoria del cine. Estruturalismo, semiótica, narratologia, psicoanálisis, intertextualidad. Barcelona/Buenos Aires/México: Ed. Paidós, 1999.

STAM, Robert. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performances e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2013.

TODOROV, Tzvetan. Prefácio à edição francesa. In: BAKHTIN, Mikhail. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003: XIII-XXXII.

TORRENS, Davi Bueno i. Neurociencia para educadores. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2018. (2ªed.)

TEMPOS MODERNOS. Charles Chaplin. EUA. Charlie Chaplin Film Corporation, 1936. Los Angeles: United Artists, 1936. (DVD) (86 min.), P&B.

VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

WERTSCH, James. Texts of Memory and Texts of History. L2 Journal, Volume 4, 2012, p. 9-20.

¬¬¬____. Texto e dialogismo no estudo da memória coletiva. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, n. especial, 2010, p. 123-132.

____. The Narrative Organization of Collective Memory. ETHOS, Vol. 36, Issue 1, 2008, p. 120–135, ISSN 0091-2131 online ISSN 1548-1352.

¬¬¬____. La mente en acción. Buenos Aires: Aique Grupo Editor S/A, 1999.

¬¬¬____. Narrative Tools of History and Identity. Culture Psychology p 3: 5 1997. DOI: 10.1177/1354067X9700300101

____. Voces de la mente. Madrid: Visor Distribuciones S/A, 1993.

____. Vygotsky y la formación social de la mente: Cognición y desarrollo humano. Barcelona/Buenos Aires/México: Piados, 1988.

Publicado

2024-07-12

Cómo citar

Abdala Junior, R. A. A. (2024). HISTÓRIA, SEMIÓTICA E NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS: UM LETRAMENTO. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 106–126. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.5513