O problema da comunicação e convivência como causa dos conflitos na escola e o papel do discurso do professor mediador escolar e comunitário

Visualizações: 671

Autores/as

  • Patrícia Cristina Amorim de Carvalho
  • Elson Luiz de Araujo UEMS
  • José Antonio de Souza UEMS

Resumen

Este artigo apresenta algumas reflexões e análises sobre inadequações que ocorrem no tocante ao uso da linguagem no contexto escolar e que resultam em dificuldade de convivência, propiciadora, muitas vezes, de ações e comportamentos violentos. A fim de efetivar esse estudo com proficiência, foram utilizados, como ponto de partida, alguns excertos de registros de ocorrências escolares. E partir daí, foi elaborado um diálogo com alguns referenciais que tematizam e refletem sobre a importância da linguagem. Em complemento a essa reflexão utilizou-se a apresentação da proposta do professor mediador escolar e comunitário no exercício da mediação de conflitos por meio do uso da palavra.Palavras-chave:Linguagem. Conflito. Escola.Este artigo apresenta algumas reflexões e análises sobre inadequações que ocorrem no tocante ao uso da linguagem no contexto escolar e que resultam em dificuldade de convivência, propiciadora, muitas vezes, de ações e comportamentos violentos. A fim de efetivar esse estudo com proficiência, foram utilizados, como ponto de partida, alguns excertos de registros de ocorrências escolares. E partir daí, foi elaborado um diálogo com alguns referenciais que tematizam e refletem sobre a importância da linguagem. Em complemento a essa reflexão utilizou-se a apresentação da proposta do professor mediador escolar e comunitário no exercício da mediação de conflitos por meio do uso da palavra.Palavras-chave:Linguagem. Conflito. Escola.

Publicado

2012-12-21

Cómo citar

Carvalho, P. C. A. de, de Araujo, E. L., & de Souza, J. A. (2012). O problema da comunicação e convivência como causa dos conflitos na escola e o papel do discurso do professor mediador escolar e comunitário. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(9), 133–145. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/555