Concepções e práticas na escolarização de estudantes surdos
narrativas docentes
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5784Palabras clave:
Formação docente, Educação de estudantes surdos, Abordagens teórico-metodológicas, Práticas pedagógicasResumen
Este artigo objetivou identificar e analisar as abordagens teórico-metodológicas que predominaram na formação de docentes atuantes com estudantes surdos em um município de Santa Catarina e compreender como elas repercutem nas práticas pedagógicas. A coleta de materialidades empíricas aconteceu por meio das entrevistas narrativas com professores que atuam ou atuaram com estudantes surdos nos últimos 36 anos, período de existência de educação especial para surdos no município investigado. Participaram do estudo cinco professoras, definidas pelo critério de maior tempo na educação de surdos em cada década, sendo três ouvintes (representantes do período de 1980 a 2010) e duas surdas (que exercem a docência atualmente). O material coletado foi organizado em agrupamentos temáticos, levando em consideração a relevância e recorrência das narrativas, e foi examinado pela perspectiva da Análise do Discurso com base em referenciais foucaultianos. Concluímos que as diferentes verdades acerca da educação de estudantes surdos instituídas nos distintos contextos históricos e geográficos, se manifestam em diferentes abordagens teórico-metodológicas. Constatamos que os efeitos de poder e de verdade que subjetivam os profissionais em cada tempo, reverberam em políticas educacionais e práticas pedagógicas identificadas, também, no cenário da pesquisa aqui relatada.
Citas
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