Uso do aplicativo FISAPP no ciclo de Kelly para complementação de estudos sobre corrente elétrica
Visualizações: 237DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5804Palabras clave:
Ensino de Física. Ciclo de Kelly. Aplicativo FISAPP., Ensino de Física, Ciclo de Kelly, Aplicativo FISAPPResumen
A influência do celular sob a vida do homem moderno cresce diariamente, tornando-o mais dependente dos recursos oferecidos por ele. Em contrapartida, o uso dessa ferramenta em sala de aula ainda é um tabu. Este trabalho propõe o uso do aplicativo FISAPP em uma sequência pedagógica com base no ciclo de Kelly, como uma ferramenta adicional no ensino de Eletricidade e Magnetismo, do 3º ano do Ensino Médio, em tópicos sobre corrente elétrica. A sequência didática é dividida em cinco momentos. A construção do FISAPP foi feita via plataforma livre e gratuita, planejado para trazer conteúdos, curiosidades e questionamentos através de uma linguagem simples, dinâmica e lúdica. Os resultados qualitativos indicam que houve maior interesse e motivação no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo estudado com o uso do aplicativo, relacionados diretamente com as vivências experienciadas pelos discentes, o que trouxe maior significado e importância ao ensino. O ciclo de Kelly favorece uma estrutura mais sólida de ensino e aprendizado. Na perspectiva discente, o FISAPP contribui de forma mais direta na etapa de confirmação do ciclo de Kelly.Citas
ABELLÓN, M. As dificuldades para utilizar a tecnologia dentro da sala de aula das escolas públicas brasileiras, 2015, no site https://www.mobiletime.com.br/noticias/04/08/2015/as-dificuldades-para-utilizar-a-tecnologia-dentro-da-sala-de-aula-das-escolas-publicas-brasileiras/, acesso em setembro de 2020.
ANDRADE, M. J. P. O. Ciclo de Experiência de Kelly e a teoria da aprendizagem significativa: uma reconciliação integradora para o ensino de astronomia com o uso de ferramentas computacionais. 2010, 152 f. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Ciências) – Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2010.
BARROS, M. A.; BASTOS, H. F. B. N. Investigando o uso do ciclo da experiência Kellyana na compreensão do conceito de difração de elétrons. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 26-49, 2007.
FONSECA, A. G. M. F. da. Aprendizagem, mobilidade e convergência: mobile learning com celulares e smartphones. Revista Mídia e Cotidiano, v. 2, n. 2, p. 265-283, 2013.
MELO, M. G. de A.; CAMPOS, J. S.; DOS SANTOS ALMEIDA, W. Dificuldades enfrentadas por professores de Ciências para Ensinar Física no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 4, 2015.
FERREIRA, N. O. Utilizando o ciclo da experiência de Kelly para investigar a compreensão do comportamento dual da luz. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Rural de Pernambuco - Ensino Das Ciências – 2005.
KELLY, G. A. A theory of personality: the psychology of personal constructs. W. W. Norton, 1963.
KELLY, G. Personal construct psychology. Nueva York: Norton, 1955.
LEITE, I. S.; LOURENÇO, A. B.; HERNANDES, A. C. O uso de mapas conceituais para avaliar a mudança conceitual de alunos do Ensino Médio sobre o tema corrente elétrica: um estudo de caso. Lat. Am. J. Phys. Educ, v. 5, n. 3, p. 570-786, 2011.
RIBAS, A. S.; SILVA, S. C. R.; GALVÃO, J. R. Possibilidades de usar o telefone celular como ferramenta educacional para mediar práticas do ensino de Física: uma revisão de literatura. Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, p. 1-12, 2012.
RICARDO, E. C.; FREIRE, J. C. A. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 251-266, 2007.
ROCHA, L. G.; FERREIRA, H. S.; TENORIO, A. C.; BASTOS, H. F. B. N. O ciclo da experiência kellyana como novo processo metodológico para o ensino das relações entre força e movimento retilíneo uniforme. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.
SILVA, L. R. C. da. O uso de aplicativos para smartphones e tablets no ensino de física: análise da aplicabilidade em uma universidade pública no estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: PUC/RS, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.