Articulações da política (neo) liberal e seus impactos na educação

Visualizações: 499

Autores/as

  • Luciana Belissimo Carvalho UFMS
  • Elenir Machado de Melo UFMS

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i6.585

Resumen

O objetivo do estudo visa a compreender a educação (sentido genérico) e sua relação com a política (neo) liberal e em decorrência o processo de emancipação humana. Para tanto, torna-se inescusável traçar um plano de investigação analítica no que concerne à sua base de sustentação, em outras palavras, seus determinantes sócio-políticos oriundos das imposições liberais. Para tanto, a metodologia respalda-se na pesquisa bibliográfica com ênfase no materialismo histórico dialético. Destarte, o trabalho traz como escopo precípuo a elucidação dos fatores e relações que se engendram no interior da lógica liberal que, por sua vez, influenciam na forma em que a educação se estabelece e quais fins se propõem.

Palavras-chave: Liberalismo. Educação. Emancipação Humana.

Publicado

2012-12-19

Cómo citar

Carvalho, L. B., & de Melo, E. M. (2012). Articulações da política (neo) liberal e seus impactos na educação. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(6), 50–61. https://doi.org/10.26514/inter.v2i6.585