Conselho escolar e direito à educação

Visualizações: 651

Autores/as

  • Andréia Vicência Vitor Alves UFMS

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i6.587

Resumen

Este artigo resulta de estudo bibliográfico-documental realizado com o objetivo de apontar a pertinência de se recuperar o Conselho Escolar como espaço centrado no desafio da efetivação do direito à educação. Trata inicialmente da efetivação do direito à educação, considerando dois desafios da política educacional brasileira na atualidade: o desafio trazido pela ampliação da cobertura etária da obrigatoriedade de acesso à educação escolar; e o desafio posto pelo governo federal por meio de projeção e monitoramento de metas de desenvolvimento da educação básica. A seguir, sumaria apontamentos da literatura educacional sobre Conselho Escolar, destacando a necessidade e possibilidade de constituí-lo um espaço público de atuação em favor da produção de nova qualidade da educação escolar e de efetivação do direito à educação, enumerando suas principais tarefas no contexto escolar.

Palavras-chave: Educação básica. Conselho Escolar. Direito à educação.

Publicado

2012-12-19

Cómo citar

Alves, A. V. V. (2012). Conselho escolar e direito à educação. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(6), 76–85. https://doi.org/10.26514/inter.v2i6.587