Grupos focais com jovens e adolescentes no Rio Grande do Sul: o ensino médio como sintoma de novas demandas juvenis
Visualizações: 562DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.590Resumen
O objetivo deste estudo é analisar e discutir os resultados de uma pesquisa baseada em grupos focais com alunos do Ensino Médio, no Rio Grande do Sul. A análise de conteúdo denota a emergência de categorias, as quais apontam para a importância de vínculos interpessoais entre professores e alunos, no cotidiano escolar, bem como a necessidade de uma efetiva escuta por parte dos agentes escolares com relação às reivindicações juvenis. Conclui-se que a escola de ensino médio se encontra diante de jovens e adolescentes os quais demandam novas abordagens comunicacionais, por meio de diálogos horizontais. A inexistência desses diálogos mostrou-se geradora de conflitos e desinvestimento do ato de aprender para muitos alunos. Os resultados apontam para a falência de posturas rígidas e distantes emocionalmente ainda reproduzidas em muitas escolas, a incrementar a crise do ensino médio brasileiro.
Palavras-chave: Ensino Médio. Jovens. Adolescentes. Vínculos interpessoais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.