A educação de jovens e adultos: notas históricas e proposições críticas
Visualizações: 788DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.592Resumen
Este artigo tem por objetivo discutir sobre a temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que, atualmente, ganha uma forma institucionalizada como modalidade educacional, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para tanto, lança-se mão de um amplo retrospecto histórico e de uma breve pesquisa bibliográfica sobre o assunto, a fim de melhor se compreender as diversas propostas e programas de alfabetização de jovens e adultos que emergiram ao longo do tempo. Com isso, busca-se explicitar o descaso e a precariedade a que, historicamente, a EJA foi submetida, bem como destacar a censura governamental imposta aos projetos de natureza emancipadora e crítica nessa área. Espera-se, assim, que a atual institucionalização da EJA intente superar alguns desses condicionantes históricos, sociais e políticos, promovendo uma educação de jovens e adultos que realmente lhes possibilite desenvolver uma relação consciente e não-alienada consigo mesmos e com a realidade circundante, o que sugere a passagem da individualidade em si para a individualidade para si.
Palavras-chave: História da Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização de Jovens e Adultos. Educação crítica e transformadora.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.