A educação de jovens e adultos: notas históricas e proposições críticas

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Autores/as

  • Giovani Ferreira Bezerra UEMS
  • Maria Silvia Rosa Santana UEMS

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.592

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir sobre a temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que, atualmente, ganha uma forma institucionalizada como modalidade educacional, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para tanto, lança-se mão de um amplo retrospecto histórico e de uma breve pesquisa bibliográfica sobre o assunto, a fim de melhor se compreender as diversas propostas e programas de alfabetização de jovens e adultos que emergiram ao longo do tempo. Com isso, busca-se explicitar o descaso e a precariedade a que, historicamente, a EJA foi submetida, bem como destacar a censura governamental imposta aos projetos de natureza emancipadora e crítica nessa área. Espera-se, assim, que a atual institucionalização da EJA intente superar alguns desses condicionantes históricos, sociais e políticos, promovendo uma educação de jovens e adultos que realmente lhes possibilite desenvolver uma relação consciente e não-alienada consigo mesmos e com a realidade circundante, o que sugere a passagem da individualidade em si para a individualidade para si.

Palavras-chave: História da Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização de Jovens e Adultos. Educação crítica e transformadora.

Publicado

2011-10-17

Cómo citar

Ferreira Bezerra, G., & Silvia Rosa Santana, M. (2011). A educação de jovens e adultos: notas históricas e proposições críticas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(5), 93–103. https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.592