Percepções sobre o programa Escolas do Amanhã pela visão de quem o executou

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5944

Palabras clave:

Estado, Políticas públicas, Educação integral, Escolas em tempo integral

Resumen

O presente trabalho é proveniente de uma pesquisa que teve como objeto o programa Escolas do Amanhã (PEdA), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro entre os anos de 2009 e 2016. Sendo assim, o tema de debate que rege a construção do artigo é a educação integral e suas discussões em torno das escolas em tempo integral. O objetivo foi compreender as percepções de professores e diretores acerca da execução do PEdA e sobre a educação integral. A orientação teórica para o debate se balizou nas contribuições de autores a respeito das concepções e políticas de educação, possibilitando fazer um balanço histórico e teórico sobre como foi norteada a construção do PEdA. A metodologia para obtenção de resultados envolveu a realização de uma pesquisa empírica com visita presencial a duas escolas e entrevistas semiestruturadas com professores e diretores. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos entrevistados, embora avaliassem como positiva a existência do Programa, não partilham do entendimento de que se desenvolvesse na sua escola uma concepção de educação integral.

Biografía del autor/a

Camila Kipper Putzke, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela UFRJ. Professora das redes municipais de Nova Iguaçu e Seropédica.

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Educação pelo PPGE-UFRJ.

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Publicado

2022-08-30

Cómo citar

Putzke, C. K., & Gawryszewski, B. (2022). Percepções sobre o programa Escolas do Amanhã pela visão de quem o executou. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5944

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