Política pública de inclusão escolar

Contribuições da psicopedagogia

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6026

Palabras clave:

Política pública, Transtorno de aprendizagem, Inclusão escolar, Psicopedagogia

Resumen

O presente trabalho apresenta as contribuições da psicopedagogia na abordagem das ações de inclusão escolar como interface entre a escola e a clínica. Discute os transtornos de aprendizagem enquanto parte de uma identidade horizontal nos moldes propostos por Andrew Solomon e potencialidades apresentadas pela teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner. Traz a experiência de atuação em ambulatório pediátrico que recebe encaminhamento de queixas escolares, inicialmente apresentadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de Belo Horizonte/MG e região metropolitana. Evidencia demandas surgidas na escola, relacionadas ao fracasso escolar e indisciplina, que abrangem a atenção primária em saúde, requerendo avaliação multidisciplinar mediada por profissional da psicopedagogia. Como metodologia discorre sobre um caso de atendimento a adolescente, escolhido por englobar várias particularidades do processo de superação das dificuldades escolares vinculadas a transtornos interferentes que culminam no sentimento de inadequação e busca por ajustamento e aceitação. Auxilia na exposição do psicopedagogo como profissional estratégico na condução das dificuldades escolares, identificação e caracterização dos diversos fatores interferentes na aprendizagem, capaz de auxiliar de forma assertiva as ações voltadas à política pública de inclusão escolar.

Biografía del autor/a

Márcia Zakur Ayres, Faculdade de Medicina

Psicopedagoga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG.

Cristiane de Freitas Cunha Grillo, Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais, e Pós-Doutorado pelo Hospital Clínic da Universidade de Barcelona (2004) e pela Universidade Paris 8 Vincennes e Saint Denis (2021). Professora Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. Presidente do Comitê de Adolescência da Sociedade Mineira de Pediatria. Membro da Associação Mundial de Psicanálise. Coordenadora do Projeto de Extensão Janela da Escuta.Coordenadora do Programa de Extensão e do Grupo de Pesquisa do CNPq Brota - Juventude, Educação e Cultura. Professora Residente do IEAT-UFMG 2020/2021. Linhas de pesquisa em que atua: Adolescência: sintomas alimentares, doenças crônicas, gênero e sexualidade, violência, educação.

Adriana de Souza Medeiros Batista, Departamento de Anatomia e Imagem, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG. Mestre e Doutora em Ciencias e Técnicas Nucleares pela UFMG. Professora do Programa de Pós-graduação da Promoção da Saúde e Prevenção da Violencia.

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Publicado

2023-11-06

Cómo citar

Ayres, M. Z., Grillo, C. de F. C., & Batista, A. de S. M. (2023). Política pública de inclusão escolar: Contribuições da psicopedagogia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 266–283. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6026