A criação do curso de pedagogia no contexto do capital monopolista brasileiro-década 1930: uma reflexão sobre a formação docente

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Autores/as

  • José Barreto dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.604

Resumen

O presente artigo visa analisar o processo de produção da criação do Curso de Pedagogia na década 1930, envolvendo o campo da formação profissional docente, evidenciando o método da Ciência da História para compreensão da sociedade capitalista brasileira, partindo das leis que regem suas contradições históricas no campo econômico e político. O procedimento metodológico foi trazer a compreensão histórica da condição humana com o intuito de refletir sobre a sua base material produtiva, a formação do capitalismo monopolista, que forjou as mudanças estruturais na organização do projeto nacional de educação, numa relação direta com o Projeto Nacional Desenvolvimentista. Tais reflexões tornam-se importantes para se (re) pensar o Curso de Pedagogia e a sua formação profissional docente. 

Palavras-chave: Sociedade. Economia. Pedagogia. Formação Docente

Publicado

2011-05-16

Cómo citar

Santos, J. B. dos. (2011). A criação do curso de pedagogia no contexto do capital monopolista brasileiro-década 1930: uma reflexão sobre a formação docente. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(4), 58–69. https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.604