A formação para ensinar matemática oferecida no curso normal de São Paulo e as influências que orientavam a direção desse curso ao longo dos primeiros anos de sua existência

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Autores/as

  • Edda Curi
  • Cintia Ap. Bento dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.605

Resumen

Este artigo, resultado de pesquisa realizada, tem como finalidade identificar como o Curso Normal de São Paulo, desde sua criação até a década de 1930 formou professores para atuar no período de escolarização que hoje se denomina anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de uma análise documental discute como se dava a preparação para ensinar Matemática, buscando indícios das influências que orientavam a direção desse curso durante os primeiros anos de sua existência. Foram analisados documentos elaborados por órgãos normativos e instituições formadoras, manuais didáticos e revistas destinadas ao ensino e à formação do professor. A pesquisa evidenciou, no Período do Império, o predomínio de uma formação genérica, assentada nos fundamentos da moral e bons costumes, o aumento da quantidade de disciplinas sob a influência do positivismo na época da Proclamação da República, e o foco nos Fundamentos da Educação e a influência da Psicologia a partir de 1920.

 Palavras chave: Formação de professores. Conhecimentos matemáticos. Curso normal

Publicado

2011-05-16

Cómo citar

Curi, E., & Santos, C. A. B. dos. (2011). A formação para ensinar matemática oferecida no curso normal de São Paulo e as influências que orientavam a direção desse curso ao longo dos primeiros anos de sua existência. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(4), 84–98. https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.605