A representação da identidade do professor na discursivização da revista nova escola

Visualizações: 508

Autores/as

  • Taciana Virgínia Ramalho Pereira
  • Fabiana Fernanda Steigenberger

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.607

Resumen

A linguagem não deve ser vista apenas como uma simbolização para gerar uma comunicação, ela é experiência cotidiana dos falantes situando-os no tempo e no espaço. Dessa forma, a Análise do Discurso busca estudar o homem na sua história para mostrar quais efeitos de sentidos podem ser produzidos no discurso. Embasada nessa linha teórica, a presente pesquisa se propõe a analisar as práticas linguageiras da Revista Nova Escola para averiguar o tipo de professor que o periódico endossa como bom profissional. Essa preocupação nos leva a analisar no fio discursivo as formas de representação da identidade do sujeito professor. E, consequentemente, o ethos construído para o docente. Para tanto, elegemos como corpus dois artigos de opinião publicados na coluna Pense Nisso do periódico aqui estudado.

 Palavras-chave: Análise do Discurso. Bom professor. Ethos. Identidade.

Publicado

2011-05-16

Cómo citar

Pereira, T. V. R., & Steigenberger, F. F. (2011). A representação da identidade do professor na discursivização da revista nova escola. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(4), 24–33. https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.607