Indisciplina escolar: entrave ou desafio do coordenador pedagógico?

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Autores/as

  • Leni Aparecida Souto Miziara
  • Irany Nunes Queiroz Nunes Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v1i3.624

Resumen

Este artigo traz uma reflexão acerca do papel do Coordenador Pedagógico em relação à indisciplina, cujo problema, caracteriza-se como um dos maiores entraves do cotidiano escolar, o que impossibilita os educadores, dentre eles, o coordenador pedagógico de cumprir suas atribuições, sobretudo, no que se refere à formação contínua de professores. Do ponto de vista metodológico, foi adotada a pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se um roteiro de entrevistas semi-estruturadas, com questões pertinentes ao trabalho da coordenação de uma escola estadual. Tal estudo chegou à conclusão de que os professores, embora reconheçam o trabalho da Coordenação, não se sentem contemplados no que tange aos aspectos pedagógicos, uma vez que as coordenadoras despendem o tempo na orientação disciplinar dos alunos. Apesar de necessária, esta atuação é insuficiente.

Palavras-chave: Indisciplina. Coordenador Pedagógico. Professor.

Publicado

2010-12-17

Cómo citar

Miziara, L. A. S., & Queiroz, I. N. Q. N. (2010). Indisciplina escolar: entrave ou desafio do coordenador pedagógico?. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 1(3), 58–72. https://doi.org/10.26514/inter.v1i3.624