ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM TEMPOS DE COVID-19: REFLEXÕES DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UFMS

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6281

Palabras clave:

Formação de professores, Química, Ensino remoto, Estágio obrigatório (curricular)

Resumen

O estágio é um momento em que o futuro professor está envolvido com o exercício prático da docência, construindo conhecimentos relativos à docência. Nesta direção, a presente pesquisa tem como objetivo investigar os desafios e aprendizagens da regência, vivenciados por futuros professores de Química em tempos de pandemia por COVID-19. Em virtude desse contexto, o estágio foi planejado para ser desenvolvido de forma remota, na disciplina de Química do Ensino Médio. Os instrumentos de coletas de dados foram relatórios finais e entrevistas realizadas com estagiários matriculados no componente curricular de estágio obrigatório IV do curso de Química Licenciatura da UFMS.  Os dados foram analisados por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva. A análise permite afirmar que o estágio obrigatório, na disciplina de Química, mesmo tendo sido desenvolvido de forma remota, foi satisfatório, pois os estagiários demonstraram que houve possibilidades de exercer a docência, fortalecendo o desejo de seguir na carreira. Assim, perceberam os limites como desafios a serem superados para aprimorar a postura didático-pedagógica, a produção de materiais didáticos visando a aprendizagem de conhecimentos de química por parte dos estudantes do Ensino Médio, bem como, reconhecimento do papel do professor como coparticipantes das aprendizagens dos estudantes.

Biografía del autor/a

Daniele Correia, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS Docente

Doutora em Educação em Ciências - Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2016). Mestre em Química - UFSM (2008). Possui graduação em Química Licenciatura - UFSM (2007). É professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS-Instituto de Química- campus Campo Grande desde 2016, trabalhando com diversas disciplinas do Curso de Química Licenciatura. Tem experiência na área de ensino Química, linhas de construção do conhecimento científico e Formação de Professores, , atuando principalmente nos seguintes temas: utilização de temáticas no processo de ensino-aprendizagem de Química; metodologias ativas; ensino e pesquisa; leitura e escrita; divulgação científica. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências/PPEC e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional/PROFQUI, Orientadora do subprojeto Química/UFMS do programa Residencia Pedagógica (2020-2022). É Líder do Grupo GEPEQC (Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação em Ciências e Química) INQUI/UFMS.

Ciléia Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM Doutoranda

Mestra em Educação em Ciências - Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2015). Possui graduação em Química Licenciatura - UFSM. Doutorado em andamento nesta mesma instituição de ensino. Atua como professora na rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul, a 10 anos, onde desenvolve atividades com alunos do nível médio. Atualmente seu foco de pesquisa se baseia nas Metodologias Ativas de Ensino, aliadas as TIC, analisando possíveis formas de contribuir para o desenvolvimento de um melhor ensino e aprendizagem em Química.

Inés Prieto Schmidt Sauerwein, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM Docente

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). É professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, trabalhando com diversas disciplinas do Curso de Licenciatura Plena em Física desde 1997. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de física, ensino de ciências, autonomia docente. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde da Associação Ampla formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de Rio Grande (FURG) orientando projetos de mestrado e doutorado voltados para os três níveis de ensino.

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Publicado

2021-12-13

Cómo citar

Correia, D., Rodrigues, C., & Prieto Schmidt Sauerwein, I. (2021). ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM TEMPOS DE COVID-19: REFLEXÕES DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UFMS. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6281

Número

Sección

Artigos Temáticos