Algumas reflexões sobre o fenômeno da violência escolar

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Autores/as

  • Juliane Pivetta Ferro UEMS
  • Elson Luiz Araújo UEMS

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v1i2.630

Resumen

A educação é uma prática livre, histórica, socialmente construída e reconstruída mediante as transformações sociais de cada época. Constitui uma prática emancipadora, capaz de superar o processo de alienação presente no cotidiano. Proporciona a formação da consciência social, a possibilidade de reestruturação do sistema sócio-político e a melhoria das condições de vida do indivíduo. Neste sentido, o educar é questionável ao apresentar no interior da escola situações conflituosas, como é o caso da violência. Torna-se fundamental os estudos que buscam compreender a dinâmica da violência no âmbito escolar e a pesquisa bibliográfica apresenta algumas reflexões da ocorrência deste fenômeno na escola e conclui preliminarmente que, embora não aconteçam no ambiente escolar as mais graves cenas de violência, seus reflexos são ameaçadores para o processo ensino/aprendizagem, pois coloca em risco o desempenho das atividades desenvolvidas na escola, prejudicando a relação professor/aluno e instituição, interferindo no processo de formação do indivíduo.

Palavras-chave: Educação. Violência. Violência Escolar. Socialização.

Publicado

2010-10-05

Cómo citar

Ferro, J. P., & Araújo, E. L. (2010). Algumas reflexões sobre o fenômeno da violência escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 1(2), 69–78. https://doi.org/10.26514/inter.v1i2.630