Discurso e metodologia: tensão na análise

Visualizações: 707

Autores/as

  • Marlon Leal Rodrigues UEMS

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v1i1.644

Resumen

O artigo visa abordar sobre alguns aspectos metodológicos da Análise do Discurso de  linha francesa, e principalmente no que se refere à ocupação do MST. Averiguou-se assim o corpus dos editoriais do Jornal do MST que compreendeu o período de 1981 (no. 01, 15/05/1981) até 2004, (no. 240, 05/2004), optou-se pelo editorial por revelar-se ser um espaço que expressa as orientações  ideológicas  dos  enunciados. Logo constatou-se  nas  análises  um  equilíbrio importante  diante  da  observância  da  materialidade  discursiva   e  da  abordagem  histórica. Desse modo, a  análise mostrou–se  um  enfoque  reflexivo  dentro  da  proposta metodológica, delineado dentro de uma diversidade de questões sem esquemas e modelos estruturados.

 

Palavras-chave: Análise do discurso. MST. Abordagem histórica. Materialidade discursiva.

Publicado

2010-09-10

Cómo citar

Rodrigues, M. L. (2010). Discurso e metodologia: tensão na análise. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 1(1), 66–82. https://doi.org/10.26514/inter.v1i1.644