O professor é produtor de conhecimento?
Visualizações: 637DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v1i1.649Resumen
Sabe-se que há muita ausência de embasamento teórico por parte do professor, falta-lhe convicção de que precisa construir seu conhecimento e, consequentemente, elaborar sua própria prática. Diante do exposto, o presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão teórica sobre a formação do professor, seja ele do ensino Fundamental, Médio ou Superior. Tendo em vista que o trabalho do professor, segundo Magnani (1997), não se resume apenas a conteúdos, abrange o desenvolvimento dos modos de pensar, sentir, querer e agir, para que o professor e os alunos possam caminhar na construção do saber, promovendo uma interação entre sujeito (aluno) e objeto (conteúdo) no processo de ensino-aprendizagem. Logo, o professor precisa ter clareza do que pretende e aonde quer chegar para determinar como, onde e quando começar seu trabalho, pois o aluno não é um ser passivo, é um sujeito ativo capaz tanto de assimilar teorias como construir seu conhecimento por meio da reflexão de sua vivência cotidiana.Palavras–chave: Formação de professor. Ensino/aprendizagem. Conhecimento
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.