Saberes profissionais para o ensino de Álgebra no curso ginasial (1960-1970)
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6557Palabras clave:
Ensino Secundário. Livro Didático. Ensino de Álgebra. Saberes Profissionais.Resumen
Neste artigo procurou-se compreender os saberes profissionais para ensinar conteúdos algébricos propostos nas coleções Matemática Moderna e Matemática, que eram destinadas ao curso ginasial. A primeira foi escrita entre os anos finais da década de 1960 e, a segunda, no decorrer da década de 1970, por uma equipe de professores que contou com a experiência de Martha Dantas e atuava em escolas voltadas ao ensino secundário e, também, na universidade. A análise foi realizada considerando as formulações de autores que discutem os saberes profissionais do professor que ensina matemática. Também foram considerados autores da História Cultural, como Roger Chartier e Alain Choppin. A comparação realizada evidenciou que a abordagem de conteúdos algébricos na segunda coleção passou a ser realizada por meio de questões mais apropriadas a faixa etária dos alunos do curso ginasial, com orientações aos professores para conduzir seus alunos para a descoberta de novos conceitos. Em um diálogo com os professores, os autores admitiram que essa forma de proceder deveria ser privilegiada, apesar de que nem sempre conseguiram utilizar essas orientações na escrita do livro didático, fazendo uso em diversos momentos da simples exposição dos conteúdos algébricos.
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