DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DE JOÃO GABRIEL CHAVES NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL
Visualizações: 410DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6558Palabras clave:
Educação matemática, Didática da matemática, BrasilResumen
Esta pesquisa faz parte de um estudo mais amplo cujo objetivo é investigar os meios usados para formar professores de Matemática no Brasil, durante a segunda metade do século XX, de forma a qualificar esses futuros profissionais no exercício do magistério, particularmente nas técnicas metodológicas do ensino de Matemática. Para tal, foram selecionados alguns livros da Didática da Matemática desse período. A investigação aqui apresentada privilegiou a análise daobra Didática da Matemática, publicada em 1960, de João Gabriel Chaves.Como fonte, usou-se uma cópia impressa desse livro, publicado pela CADES (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário). Este estudo faz parte da disciplina de Tópicos Especiais em História da Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrada pelo professor Gert Schubring. A análise mostraque o autor apresenta uma real preocupação em capacitar os professores, tanto em termos de conhecer melhor os alunos (características da faixa etária), como também em termos de saber as possíveis técnicas e formas de se ensinar a Matemática para melhorar sua compreensão. Para o autor, é fundamental que a aprendizagem seja prazerosa e tenha significado para o aluno, para que possa ser efetiva.
Palavras chaves:Didática da Matemática. CADES.Técnica. Aprendizagem.
Citas
CAMPOS, J. F. Das Frações Dobrando e Rasgando Papel. In: BRASIL. Educação. Orgão da Directoria Geral do Ensino de São Paulo, São Paulo. v. 6, n. 1, 2, 3. p. 63-73, jan./fev./mar.1932. Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/116720/Das%20Fra%C3%A7%C3%B5es%20dobrando%20e%20rasgando%20papel%2C%201932%2C%20SP.PDF?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 05 jul. 2021.
CHAVES, J. G. Didática da Matemática. Rio de Janeiro: CADES, 1960.
COVEY, K. D. The Use of Directed Study as an Aid in Improving Mathematics Instruction in the Secondary Schools. 1957. 37 f. Dissertação (Mestrado em Ciência) – Graduate School of Oklahoma State University, Oklahoma State University, Edmond, Oklahoma, 1957. Disponível em: https://shareok.org/bitstream/handle/11244/31967/Thesis-1960R-C873u.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 05 jul. 2021.
DOMINGUES, J. M. FRANÇA, D. M. A. Didática Especial da Matemática: em busca dos saberes da profissão docente. Revista de História da Educação Matemática, v. 6, n. 2, p. 170-184, 2020. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/321/267. Acesso em: 05 jul. 2021.
GAERTNER, R.; BARALDI, I. M. Formação de professores (de Matemática): textos e contextos de uma campanha. Revista Dynamis, v. 20, n. 1, p.28–38, 2014. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/5121/3084. Acesso em: 05 jul. 2021.
KNIGHT, F. B.; REMMERS, H. H. Fluctuations in Mental Production When Motivation is the Main Variable. Journal of Applied Psychology, v. 7, n. 3, p. 209–223, 1923. Disponível em: https://doi.org/10.1037/h0075075.Acesso em: 05 jul. 2021.
MACIEL, L. S. K. R. Manoel Jairo Bezerra: Depoimentos em Vida. Zetetiké, v. 20, n. 37, p.115-133, jan./jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646639/13541. Acesso em: 05 jul. 2021.
REIS, K. C. O. As Revistas Educação (1931-1932), Revista de Educação (1933-1944) e Educação (1945-1961) como Fóruns de Discussões sobre Didática. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/reis_kco_me.pdf. Acesso em: 05 jul. 2021.
ROCHA, D. S. Formação de Professores de Matemática na Bahia (1953-1971): Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.Disponível em: https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/daniela_da_silva_rocha_-_dissertacao_-_formacao_de_professores_de_matematica_na_bahia_1953-_1971_campanha_de_aperfeicoamento_e_difusao_do_ensino_secundario.pdf. Acesso em: 05 jul. 2021.
YOUNG, J. W. A. The teaching of mathematics in the elementary and the secondary school. New York: Longmans, Green and Co. 1920. Disponível em: https://ia802608.us.archive.org/4/items/teachingofmathem00younrich/teachingofmathem00younrich_bw.pdf. Acesso em 05 jul. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.