DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DE JOÃO GABRIEL CHAVES NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL

Visualizações: 410

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6558

Palabras clave:

Educação matemática, Didática da matemática, Brasil

Resumen

Esta pesquisa faz parte de um estudo mais amplo cujo objetivo é investigar os meios usados para formar professores de Matemática no Brasil, durante a segunda metade do século XX, de forma a qualificar esses futuros profissionais no exercício do magistério, particularmente nas técnicas metodológicas do ensino de Matemática. Para tal, foram selecionados alguns livros da Didática da Matemática desse período. A investigação aqui apresentada privilegiou a análise daobra Didática da Matemática, publicada em 1960, de João Gabriel Chaves.Como fonte, usou-se uma cópia impressa desse livro, publicado pela CADES (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário). Este estudo faz parte da disciplina de Tópicos Especiais em História da Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrada pelo professor Gert Schubring. A análise mostraque o autor apresenta uma real preocupação em capacitar os professores, tanto em termos de conhecer melhor os alunos (características da faixa etária), como também em termos de saber as possíveis técnicas e formas de se ensinar a Matemática para melhorar sua compreensão. Para o autor, é fundamental que a aprendizagem seja prazerosa e tenha significado para o aluno, para que possa ser efetiva.

 

Palavras chaves:Didática da Matemática. CADES.Técnica. Aprendizagem.

Biografía del autor/a

Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Colégio Pedro II/ Rio de Janeiro

Professora de Matemática formada pela PUC-RJ (Licenciatura, 1989, Bacharelado, 1990), com Mestrado em Matemática (tese O Conceito de Função: Aspectos Históricos e Dificuldades Apresentadas por Alunos na Transição do Segundo para o Terceiro Grau, PUC-RJ, setembro / 1994). Doutoranda do PEMAT (Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática) da UFRJ (Departamento de Matemática) desde 2020. Formada também em Licenciatura em Inglês pelo TTT (Curso de Formação de Professores, IBEU, 1994). Completou, também, o curso de Español no FISK (2014). Leciona Matemática desde 1988, tendo já trabalhado na PUC-RJ, CEL (Centro Educacional da Lagoa), Colégios Princesa Izabel, Benett e Sagrado Coração de Maria. É professora (desde 1992) do Colégio Pedro II. Foi coordenadora pedagógica de Matemática do Campus São Cristóvão III de 2004 a 2018. Foi coordenadora geral do Departamento de Matemática do Colégio Pedro II de 2018 (fevereiro) a 2019 (dezembro). Prestou diversos concursos públicos para o cargo de professor de Matemática, sendo aprovada em todos: Estado (1990, 2o lugar), Município (1992, 7o lugar), Pedro II (1992-1o lugar, 1994-3o lugar, 2008-2o lugar) ) Participou de bancas de correção e preparação de provas de concursos para admissão de alunos aos colégios CEL e Pedro II (2000, 2002, 2004, 2005, 2006, 2008, 2013, 2017 e 2019) e também correção de provas de vestibulares (CESGRANRIO- 1990, UERJ-1994, UFRJ-1996). Participou de banca de concurso público para admissão de professores (de Matemática) ao colégio Pedro II (2013 e 2019). Participou de banca de concurso público para admissão de técnicos ao colégio Pedro II (2018,2019). É co-orientadora de estagiários de Prática de Ensino na CSC III. Já participou de diversos congressos e cursos de atualização na área de Ensino de Matemática. Participa atualmente do Complexo de Formação de Professores, em conjunto com equipe da UFRJ e outros institutos federais.

Citas

CAMPOS, J. F. Das Frações Dobrando e Rasgando Papel. In: BRASIL. Educação. Orgão da Directoria Geral do Ensino de São Paulo, São Paulo. v. 6, n. 1, 2, 3. p. 63-73, jan./fev./mar.1932. Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/116720/Das%20Fra%C3%A7%C3%B5es%20dobrando%20e%20rasgando%20papel%2C%201932%2C%20SP.PDF?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 05 jul. 2021.

CHAVES, J. G. Didática da Matemática. Rio de Janeiro: CADES, 1960.

COVEY, K. D. The Use of Directed Study as an Aid in Improving Mathematics Instruction in the Secondary Schools. 1957. 37 f. Dissertação (Mestrado em Ciência) – Graduate School of Oklahoma State University, Oklahoma State University, Edmond, Oklahoma, 1957. Disponível em: https://shareok.org/bitstream/handle/11244/31967/Thesis-1960R-C873u.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 05 jul. 2021.

DOMINGUES, J. M. FRANÇA, D. M. A. Didática Especial da Matemática: em busca dos saberes da profissão docente. Revista de História da Educação Matemática, v. 6, n. 2, p. 170-184, 2020. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/321/267. Acesso em: 05 jul. 2021.

GAERTNER, R.; BARALDI, I. M. Formação de professores (de Matemática): textos e contextos de uma campanha. Revista Dynamis, v. 20, n. 1, p.28–38, 2014. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/5121/3084. Acesso em: 05 jul. 2021.

KNIGHT, F. B.; REMMERS, H. H. Fluctuations in Mental Production When Motivation is the Main Variable. Journal of Applied Psychology, v. 7, n. 3, p. 209–223, 1923. Disponível em: https://doi.org/10.1037/h0075075.Acesso em: 05 jul. 2021.

MACIEL, L. S. K. R. Manoel Jairo Bezerra: Depoimentos em Vida. Zetetiké, v. 20, n. 37, p.115-133, jan./jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646639/13541. Acesso em: 05 jul. 2021.

REIS, K. C. O. As Revistas Educação (1931-1932), Revista de Educação (1933-1944) e Educação (1945-1961) como Fóruns de Discussões sobre Didática. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/reis_kco_me.pdf. Acesso em: 05 jul. 2021.

ROCHA, D. S. Formação de Professores de Matemática na Bahia (1953-1971): Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.Disponível em: https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/daniela_da_silva_rocha_-_dissertacao_-_formacao_de_professores_de_matematica_na_bahia_1953-_1971_campanha_de_aperfeicoamento_e_difusao_do_ensino_secundario.pdf. Acesso em: 05 jul. 2021.

YOUNG, J. W. A. The teaching of mathematics in the elementary and the secondary school. New York: Longmans, Green and Co. 1920. Disponível em: https://ia802608.us.archive.org/4/items/teachingofmathem00younrich/teachingofmathem00younrich_bw.pdf. Acesso em 05 jul. 2021.

Publicado

2021-12-13

Cómo citar

Baccar, M. H. M. M. (2021). DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DE JOÃO GABRIEL CHAVES NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6558

Número

Sección

Artigos Temáticos