Educação e Desenvolvimento Humano no Ensino Superior: os Desafios da Permanência das Mulheres Estudantes Durante a Pandemia

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.7117

Palabras clave:

desenvolvimento humano, ensino superior, gênero, pandemia

Resumen

O presente artigo contribui para a discussão sobre o desenvolvimento humano no ensino superior, e, dessa forma, destaca o desafio da permanência das mulheres na universidade durante o período pandêmico. Para isso, buscamos conhecer as condições particulares deste evento, juntamente com as questões generificadas que atravessam o modo como as mulheres se apropriam do conhecimento. Mediante o exposto, o percurso teórico metodológico descreve as relações de gênero e desenvolvimento humano no ensino superior a partir do referencial situado na teoria Histórico-Cultural e na teoria do Care. Dessa forma, realizou-se um estudo teórico bibliográfico com base no método materialista histórico-dialético para estabelecer quais são as implicações da evasão, absenteísmo e ausência de mulheres no Ensino Superior. Partimos do constructo de que o Ensino Superior proporciona o acesso às formas mais elaboradas de cultura e conhecimento construídos historicamente que são responsáveis pelo desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Concluímos que o período pandêmico ratificou a cultura hegemônica do patriarcado no sistema capitalista, a qual atribui às mulheres funções sociais específicas do processo de produção e reprodução da sociedade, por isso, muitas destas funções, a maioria delas relacionadas ao cuidado, dificultou e impossibilitou o acesso e a permanência das mulheres na universidade.

Biografía del autor/a

Estefani Gabrieli Alves de Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba/MS (2021), Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Paranaíba/MS e aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, nível de Mestrado, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Paranaíba/MS.

Keysa Katiere Garcia Secatti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras pela Fundação Educacional de Fernandópolis, Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e é mestranda no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da UEMS/Unidade Universitária de Paranaíba.

Lucelia Tavares Guimarães, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2002), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutorado em educação (Currículo) pela PUCSP (2010). Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/Unidade Universitária de Paranaíba e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da UEMS/Unidade Universitária de Paranaíba.

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Publicado

2022-08-30

Cómo citar

Souza, E. G. A. de, Secatti, K. . K. G., & Guimarães, L. T. (2022). Educação e Desenvolvimento Humano no Ensino Superior: os Desafios da Permanência das Mulheres Estudantes Durante a Pandemia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.7117